Saúde

Cascavel destina 3 UBS para atendimento exclusivo de dengue durante feriado

UPAs não atenderão casos de suspeita de dengue; confira onde buscar atendimento

Caroline
Caroline Maltaca / Estagiária com supervisão de Giselle Ulbrich
Cascavel destina 3 UBS para atendimento exclusivo de dengue durante feriado
Foto: Reuters/Paulo Whitaker

20 de abril de 2022 - 18:51 - Atualizado em 28 de abril de 2022 - 14:45

Durante uma entrevista coletiva, realizada nesta quarta-feira (20), o secretário de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, informou que o número de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município triplicou devido ao surto de dengue no estado.

Diante da epidemia, já decretada pelo Estado, a administração optou por destinar três Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivamente para o atendimento de pessoas com suspeita de dengue, durante o feriado. Ou seja de quinta (21) a domingo (24), as pessoas com sintomas da doença devem recorrer as unidades de Nova Cidade, Floresta e Santa Cruz, das 7h às 22h, e não as UPAs.

De acordo com a administração municipal, o objetivo é desafogar as demais unidades, inclusive as de Pronto Atendimento (UPAs), que tiveram um aumento na demanda nos últimos dias.

“Como a pressão está muito grande, triplicou a procura, nós achamos por bem centralizar o atendimento sintomático dos paciente de dengue”,

afirmou o secretário.

Conforme o representante da pasta, de terça (19) para quarta (20), Cascavel registrou 111 novos casos positivos de dengue, totalizando 1.665 diagnósticos. Até o momento, a cidade já confirmou uma morte. O secretário informou que há ainda uma mulher internada em estado grave.