Saúde

Como combater a retenção hídrica?

A retenção de líquidos incomoda muitas pessoas, especialmente as mulheres, ao causar o inchaço no corpo

Como combater a retenção hídrica?

4 de outubro de 2021 - 14:47

O edema é o resultado do extravasamento de um líquido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível pela roupa que usamos ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca no corpo transitoriamente.

Entre os principais fatores que facilitam a retenção de líquido, podemos citar a má alimentação, o uso do sal em excesso, a falta de exercícios físicos, a TPM e o calor. Mas além desses fatores, o inchaço no corpo também pode estar relacionado a problemas renais e cardíacos, à hipertensão e a alterações na tireoide.

Mas você já parou para pensar que uma das causas da retenção hídrica pode ser a falta de água?

É isso mesmo!

O corpo precisa de água para muitas funções. Dentre elas, é possível destacar o transporte e a distribuição de nutrientes para as células, a atuação nos processos fisiológicos e a regulação da temperatura corporal. 

Como o organismo não produz água para o seu funcionamento e ainda elimina pelo suor, urina e fezes, a água precisa ser reposta constantemente. Quando o indivíduo não se hidrata suficientemente, acontece a desidratação.

A desidratação crônica leva à maior sinalização dos sistemas hormonais e à liberação de vasopressina, que favorecem a retenção de água e sódio.

Como consequência, tem-se a redução da formação de urina e a concentração de líquidos em áreas subcutâneas, formando edemas. Por isso hidrate-se, uma das maneiras mais eficazes de melhorar a retenção hídrica é bebendo água!

Nutricionista Dra. Carolina Crozeta
Site: www.carolcrozeta.com
E- mail: carol@carolcrozeta.com
Instagram: @nutricionistacarolcrozeta
Agendamentos WhatsApp (41) 99932-0086