Saúde

Região de Campo Mourão aparece em lista das cinco maiores taxas de mortalidade por coronavírus no Brasil

Cidade no Centro-Oeste do Paraná já registrou 4 mortes pela covid-19

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Região de Campo Mourão aparece em lista das cinco maiores taxas de mortalidade por coronavírus no Brasil
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

9 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 9 de abril de 2020 - 00:00

A cidade de Campo Mourão foi citada nesta quinta-feira (9) durante a coletiva de imprensa do Ministério da Saúde para apresentar os dados do coronavírus no país. O município, localizado na região Centro-Oeste do Paraná, aparece na lista que apresenta os 10 locais com maior coeficiente de mortalidade no Brasil. De acordo com a pasta, a regional de saúde de Campo Mourão tem taxa de 1,2% e ocupa a quinta posição no ranking.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (9), Campo Mourão possui 16 casos confirmados e 4 mortes por coronavírus

Coronavírus em Campo Mourão

O município localizado entre Cianorte, Cascavel e Maringá, possui aproximadamente 94 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2018. O primeiro caso de coronavírus em Campo Mourão foi registrado no dia 25 de março. No dia 2 de abril, a cidade confirmou a primeira morte. Entretanto, em menos de uma semana, o número de óbitos chegou a 4 e os infectados estão atualmente em 16. 

Com a evolução da doença, a região de Campo Mourão entrou na rota de alerta do Ministério da Saúde. De acordo com Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, estes locais com maior taxa de mortalidade receberão atenção especial para melhor distribuição do suporte de respiratórios e também para a disponibilidade de leitos.

Na mesma região onde aparece Campo Mourão estão mais seis cidades que já registraram casos confirmados: Araruna (4), Campina da Lagoa (1), Goioerê (1), Iretama (1), Peabiru (1), Terra Bora (1). Além das quatro mortes em Campo Mourão, nesta quinta-feira foi confirmado o primeiro óbito em Campina da Lagoa.

Confira abaixo a lista com os 10 locais com maior coeficiente de mortalidade no Brasil:

1º  São Paulo (SP) – 2,8
2º Região de Fortaleza (CE) – 1,5
3º Rio Negro e Solimões (AM) – 1,3
4º Franco da Rocha (SP) – 1,3
5º Regional de Saúde de Campo Mourão (PR) – 1,2
6º Regional de Saúde de Mossoró (CE) – 1,0
7º Extremo Oeste Paulista (SP) – 1,0
8º Goiana (PE) – 1,0
9º Mananciais (SP) – 1,0
10º Manaus, Entorno e Alto Rio Negro (AM) – 0,9

Atualmente o Paraná é sétimo estado com maior número de casos (609) e o sexto com mais mortes (22). Confira a distribuição nos casos de coronavírus no país atualizado ás 14h desta quinta-feira (9):