por Daniela Borsuk
com informações da Assembleia Legislativa do Paraná

Nesta quarta-feira (9), durante a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre da Secretaria de Saúde na Assembleia Legislativa do Paraná, o secretário da Saúde, Beto Preto, afirmou que a meta do Governo do Estado é vacinar toda a população adulta paranaense até o final de outubro.

 “Agora, mais do que nunca, temos que baixar a idade de imunização da população geral. O Ministério da Saúde coloca meta para dezembro para a primeira dose. Estamos colocando como meta final de outubro, sendo bastante econômico para não criar falsas expectativas e incentivando que todos tomem a vacina. Muitos que tomaram a primeira dose não voltaram para tomar a segunda dose e isso é preocupante”.

alertou Beto Preto.

A faixa etária da vacinação da população em geral depende da velocidade em que a imunização acontece em cada município, das doses recebidas para aplicação e da quantidade de pessoas em cada grupo. Em Curitiba, por exemplo, estão sendo vacinadas pessoas com 56 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho, nesta quinta-feira (10).

Caminhoneiros

Também na quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa, Beto Preto disse que o estado deverá receber nos próximos dias 150 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19.

O imunizante de dose única, segundo o secretário, deverá ser aplicado em grupos prioritários, como caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. “Devem chegar nessa semana ainda essas doses. O Ministério da Saúde dá a data de 27 de junho para última data de sua utilização. Nossa proposta pactuada com os municípios é para aplicação nos caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviários e do transporte coletivo nos municípios” disse não destacando quais cidades deverão receber as doses. “É um grande esforço para vacinar todos. São 3 milhões de doses da Janssen que vêm para o Brasil. O Paraná sempre tem direito a 5%. Teremos em torno de 150 mil doses no Paraná”, completou.

O Ministério da Saúde divulgou no dia 4 a antecipação do recebimento de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, parte das 38 milhões adquiridas.

Na segunda-feira (8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o prazo de validade desse imunizante é 27 de junho, o que demandará uma logística acertada por parte do Ministério da Saúde para o envio aos estados que deverão repassar aos municípios, que terão em torno de 10 a 14 dias, para aplicação na população.

10 jun 2021, às 11h28.
Mostrar próximo post
Carregando