por Redação RIC.com.br
com informações de Bruna Melo

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), anunciou numa live pelas redes sociais, na noite desta quarta-feira (25), a recomendação para que a população da cidade volte a usar a máscara em locais fechados. Depois de dar um panorama do aumento de casos de Covid-19 nos últimos 30 dias, ele informou que o uso não é obrigatório, mas altamente recomendado. A mesma medida foi tomada em Curitiba, na semana passada.

As máscaras não eram mais obrigatórias em Londrina, tanto em ambientes abertos, quanto fechados, desde o dia 29 de março. A cidade optou por seguir o decreto estadual assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Na época, o Paraná apresentava panorama estável da circulação do vírus.

Mas, com o novo avanço do coronavírus, a recomendação mudou. Conforme o decreto, publicado uma hora depois da live do prefeito, fica recomendado:

  • utilizar máscaras de proteção facial em locais fechados, terminais urbanos, transporte coletivo, escolas, faculdades e
    universidades;
  • utilizar máscaras em locais aberto, com aglomeração de pessoas;
  • III – realizar constante higienização das mãos, bem como uso de álcool em gel 70%;
  • IV – manter janelas abertas e ambientes ventilados;
  • V – manter-se em isolamento, caso apresentado qualquer sintoma gripal.

O decreto já está em vigor.

Aumento de 370%

Conforme o monitoramento da Covid, Londrina tinha, em 25 de abril, 208 casos ativos. Exatamente um mês depois, nesta quarta-feira, 25 de maio, a cidade já tem 979 casos ativos. Ou seja, um aumento de 370%. Isso fez crescer também em 175% a quantidade de internações pela doença.

Belinati ainda revelou que, a cada 100 exames de Covid feitos em Londrina, 33 estão dando positivo. Ele também se queixou da queda do interesse das pessoas pela vacinação. Em abril, cerca de 11 mil pessoas eram vacinadas por dia. Em maio, esse índice caiu para 4 mil.

“Eu sou muito franco em dizer, e isso é uma coisa geral, que todos nós relaxamos um pouco”,

disse Belinati.

Vacinação

Um grupo de médicos que analisa o cenário da pandemia em Londrina, desde o início, culpa a baixa na vacinação, chegada do tempo frio e não utilização da máscara para o aumento de casos. Por conta disso, o prefeito reforçou o pedido que todas as pessoas maiores de 18 anos tomem a terceira dose. Somente para adolescentes e crianças é que a terceira dose ainda não está liberada.

25 maio 2022, às 20h13. Atualizado às 22h55.
Mostrar próximo post
Carregando