por Valeska Macedo
com supervisão de Giselle Ulbrich

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 16 novos casos de varíola dos macacos no Paraná, em boletim divulgado nesta quarta-feira (10). São 14 diagnósticos confirmados em Curitiba, um em Araucária, na região metropolitana da capital paranaense, um em Cascavel, no Oeste do estado e um em Maringá, situada na zona Norte. Com a atualização, o estado soma 52 casos até o momento.

O boletim divulgou, ainda, a faixa etária das pessoas que foram diagnosticadas pela doença. Segundo o informe, os adultos com a idade entre 30 e 39 anos registram mais casos confirmados do vírus por duas semanas seguidas.

Adultos de 30 a 39 anos registram mais casos de varíola dos macacos no PR. (Foto: Sesa)
Adultos de 30 a 39 anos registram mais casos de varíola dos macacos no PR. (Foto: Sesa)

A segunda faixa etária que mais registra diagnósticos confirmados é o de jovens entre 20 a 29 anos e, em terceiro, os adultos com 40 a 49 anos de idade.

O município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, teve o primeiro caso registrado da doença. O paciente é um adulto que já está em isolamento e recebendo o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A cidade tem, ainda, mais dois casos descartados e dois casos em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) orienta maior atenção para pessoas que venham a apresentar na pele pústulas (bolinhas vermelhas com pus) após contato íntimo com alguém diagnosticado ou com suspeita para essa doença. Além das pústulas, deve se observar ocorrência de febre e gânglios inchados.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

10 ago 2022, às 22h24.
Mostrar próximo post
Carregando