A partir da próxima semana, está programada em Cascavel, no Oeste do Paraná, o 3°ciclo do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral). A verificação acontece de segunda-feira a quarta-feira (4,5 e 6). Os agentes de Endemias vão vistoriar 4.739 imóveis neste período para o levantamento do índice de Infestação do Município.

Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, divididos em todos os bairros do município.

Durante a realização do LIRAa é realizada a coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras e identificar o tipo de criadouro.

A atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no município. A partir dos dados, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programa ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.

Epidemia

Cascavel vive uma epidemia de dengue, são 9.607 casos positivos para doença e 11 óbitos registrados, segundo Informe Epidemiológico divulgado no dia 25 de junho.

No 2º ciclo realizado em março de 2022, o Município registrou 5,3% (alto risco) para infestação geral, e algumas localidades ficaram com índice de 10,2% de infestação, bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.

3 jul 2022, às 06h00. Atualizado em: 2 jul 2022 às 11h32.
Mostrar próximo post
Carregando