Duzentas e oitenta e duas doses da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, não puderam ser aplicadas após erro de armazenamento em Cascavel, no oeste do Paraná. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 47 frascos do imunizante, o que corresponde a 282 doses, foram guardados em uma caixa com gelo, mas não foram colocados na geladeira

Apesar de ainda estarem em temperatura adequada quando a situação foi descoberta, os imunizantes foram reservados até que o Programa Nacional de Imunização (PNI) dê um retorno ao município e informe se ainda poderão ser utilizados. 

Ainda segundo a secretaria, a situação ocorreu em 18 de junho e a resposta do governo federal é esperada. Apenas depois do retorno, o município irá avaliar a atuação dos servidores responsáveis pela falha.

Mudança na temperatura de armazenamento da Pfizer

No dia 28 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o pedido da Pfizer para a flexibilização do armazenamento de sua vacina contra a Covid-19, após o descongelamento. Com a decisão, o imunizante pode ser conservado em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era cinco dias. 

Graças a atualização da farmacêutica, que descobriu a estabilidade mais longeva da substância, vacinas da Pfizer, que estavam restritas às capitais, passaram a ser enviadas para cidades de todo o Brasil.

30 jun 2021, às 18h23. Atualizado às 18h29.
Mostrar próximo post
Carregando