Esportes

Conheça a história do Campeonato Paranaense

O Campeonato Paranaense é disputado anualmente e tem início no mês de janeiro, quando a tabela do campeonato paranaense pode ser acompanhada pelos jogadores mais apaixonados.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Conheça a história do Campeonato Paranaense
Imagem por Pixabay.

7 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 7 de fevereiro de 2020 - 00:00

O Campeonato Paranaense é um dos mais aclamados do futebol brasileiro. Surgido em 1903 e trazido por Victor Ferreira do Amaral, a competição reúne times que já fazem parte da história do país. Para saber um pouco mais sobre o torneio, preparamos algumas curiosidades e dados históricos que serviram como pano de fundo para jogos que movimentam torcedores há mais de um século.

O primeiro documento, encontrado na Federação Paranaense de Futebol, data de 1905 e foi registrada no Diário da Tarde, jornal curitibano que circulou na capital. No periódico era possível ver o convite para um torneio na rua Marechal Deodoro. Era o início do que, hoje, é acompanhado e esperado por torcedores cheios de adrenalina e amor aos clubes do coração.

A linha do tempo do Campeonato Paranaense

  • 1909 – É criado o Coritiba Foot Ball Club.
  • 1919 – Acaba a fusão do América-Paraná, time campeão de 1917 e que surgiu da união entre o América e o Paraná Sport Clube.
  • 1924 – Surge o Clube Atlético Paranaense após fusão entre os times Internacional e América. 
  • 1926 – É criada a FDP (Federação Paranaense de Desportos), substituta da Associação Sportiva Paranaense.
  • 1929 – Oficialmente é disputado o primeiro Campeonato Paranaense de Futebol.
  • 1942 – Os times Palestra Itália e Savóia mudam de nome para não serem vinculados à Alemanha e à Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Eles viram Paranaense e Brasil, respectivamente.
  • 1943 – Mais uma vez, o Paranaense muda e passa a ser Clube Atlético Comercial.
  • 1944 – O Brasil, ex-Savóia, mais uma vez muda de nome e passa a ser Água Verde.
  • 1956 – Surge o Londrina Esporte Clube.
  • 1971 – Palestra Itália, Ferroviário e Britânia se unem para criar o Colorado Esporte Clube, que carrega o apelido de Ferroviário.
  • 1989 – Surge o Paraná Clube por meio da fusão entre Colorado e Pinheiros

Os maiores jogadores do Campeonato Paranaense

Cheio de histórias, o Campeonato Paranaense também carrega nomes que fizeram parte do futebol e que inspiram novos jogadores até hoje. Krüger e Sicupira são dois dos mais aclamados.

Dirceu Krüger, também conhecido como “Flecha Loira”, jogou no Coritiba Futebol Clube nas décadas de 1960 e 1970 e completou 252 jogos com a camisa alviverde. Sicupira fez parte do adversário, o Athletico Paranaense, e ainda é o maior artilheiro da história do clube com 158 balançadas de rede. 

O Campeonato Paranaense é disputado anualmente e tem início no mês de janeiro, quando a tabela do campeonato paranaense pode ser acompanhada pelos jogadores mais apaixonados.