por Redação RIC.com.br
com informações da Câmara de Curitiba

Os vereadores da Câmara de Curitiba aprovaram, nesta quarta-feira (12), o projeto de lei que trata da recomposição salarial inflacionária para servidores municipais. A aprovação foi feita em primeiro turno e teve 34 votos favoráveis, dois contra e uma abstenção. A discussão em segundo turno será na quinta-feira (13).

O texto propõe recomposição de 13,71% para servidores, aposentados, pensionistas, empregados públicos, contratados por processo seletivo simplificado (PSS). Quatro, dos cinco projetos, foram assinados pelo prefeito Rafael Greca (DEM).

As propostas refletem, também, no salário dele, que atualmente é de R$ 27.495,43. Além dos vencimentos do vice-prefeito, secretários e cargos em comissão.

Na segunda-feira (10), a vereadora Flávia Francischini (PSL) propôs uma emenda ao projeto sugerindo tirar vereadores, prefeitos e outros cargos políticos da lista. Segundo a vereadora Francischini, o atual momento de retomada da economia, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, requer outras prioridades.

Nesta quarta, antes da votação, Flávia Francischini (PSL), Denian Couto (Pode), Indiara Barbosa (Novo) e Amália Tortato (Novo) propuseram emendas aos projetos sugerindo tirar vereadores, prefeitos e outros cargos políticos da lista, mas a proposta foi rejeitada pela maioria dos vereadores.

O projeto prevê recomposição inflacionária de 13,71%, apurada em 24 meses pelo IPCA, do IBGE. O valor, de acordo com a Casa,  equivale à retomada dos 3,14% (referentes ao período de outubro de 2019 a setembro de 2020), mais a aplicação, sobre esse índice, de 10,25% (de outubro de 2020 a setembro de 2021).

Se forem aprovados nos dois turnos, os projetos gerarão impacto anual de R$ 386,5 milhões na folha de pagamento do município, conforme a administração municipal.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.

12 jan 2022, às 16h19. Atualizado às 17h59.
Mostrar próximo post
Carregando