Fala, Marc!

por Marc Sousa

A vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) também esteve da manifestação que terminou na invasão da igreja do Rosário de São Benedito, no Centro Histórico da capital paranaense, no último sábado (5). Apesar da participação do correligionário dela, o vereador Renato Freitas (PT), ter maior repercussão, Dartora publicou em suas redes sociais vídeos de um discurso que fez no ato contra o racismo que acabou descambando pra invasão. A vereadora diz que não entrou na igreja e que foi contra a ocupação do espaço.

Confira o vídeo publicado por Carol Dartora nas redes sociais:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Carol Dartora (@caroldartora13)

Segundo o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, o grupo terminou a força uma missa que acontecia no local. “Solicitados a não tumultuar o momento litúrgico, lideranças do grupo instaram a comportamentos invasivos, desrespeitosos e grotescos.”, disse em nota.

Militantes ligados a legendas de esquerda, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista Brasileiro (PCB), portavam bandeiras e gritavam palavras de ordem.

Em nota, a assessoria de Dartora informou que “Em relação ao ato ocorrido no último sábado no Largo da Ordem, em protesto à morte de Moïse Mugenyi Kabagambe, a vereadora Carol Dartora (PT) não concorda com a invasão da igreja e não participou do encaminhamento de entrar no templo religioso. Importante destacar que a vereadora Carol Dartora também não participou nem foi convidada para a organização da manifestação. Durante todo o protesto ela permaneceu na praça, em frente a igreja, por entender que era o local adequado para o protesto e para o diálogo com a sociedade sobre o combate do racismo e da xenofobia, problemas historicamente enfrentados pela população negra no nosso país.”

Apesar de dois vereadores do partido participarem do ato que terminou na invasão, o PT emitiu nota tentando se distanciar do ocorrido. “Em relação ao ato público que ocorreu em Curitiba, a Comissão Executiva Estadual do PT do Paraná lamenta o episódio e esclarece que não participou nem da organização nem da decisão de adentrar o templo religioso.”, diz o texto assinado pelo presidente estadual da legenda, deputado estadual Arilson Chiorato.

8 fev 2022, às 09h55. Atualizado às 10h57.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando