A Câmara dos Vereadores de Umuarama, noroeste do Paraná, analisa um processo de cassação contra um dos parlamentares, após denúncias de propina terem sido feitas contra ele. O vereador Ronaldo Cruz Cardoso (PROS) deve apresentar a sua defesa até esta quinta-feira (9).

A acusação contra o vereador foi feita após áudios serem divulgados e circularem nas redes sociais. Nas gravações, um empresário da cidade e um ex-vereador conversam sobre a possibilidade de pagamento de propina para membros da Câmara de Vereadores, com a intenção de facilitar a aprovação de um projeto.

O projeto, que está na Câmara, altera o zoneamento em uma área de Umuarama, favorecendo a criação de um loteamento por parte do empresário. Nos áudios, um dos interlocutores afirma que o vereador Cardoso teria pedido R$ 30 mil e mais dois terrenos para votar a favor do projeto.

A reportagem entrou em contato com o gabinete do vereador Ronaldo Cruz Cardoso, que informou que o vereador só irá se manifestar através da sua defesa na Câmara.

Gravações

Em determinado ponto da conversa, o ex-vereador é questionado pelo empresário sobre o que os vereadores estariam querendo. “Eu falei para eles: se desse um [lote] para eles dividirem, eu acho que é bom demais. Mas vão pedir mais”, teria respondido ele.

“Mas eu tenho 22 terrenos, bicho! (…) Os caras vão querer mais de um terreno, você acha?”, reclama o empresário. Ao que o ex-vereador teria replicado:

“Vão pedir, você vai ver. Eles pedem, sabe por que? Porque eles ganham 4 ‘conto’ por mês. Se eles não tiverem um ‘negocinho’ a mais, eles não vivem. Eu sei porque eu estive lá dentro”

O empresário então parece concordar. “Não, eu entendo. Se é assim que funciona, é assim que tem que fazer”, diz. O ex-vereador ocupava um cargo comissionado na Prefeitura de Umuarama na época da divulgação da conversa, mas foi exonerado.

7 jun 2022, às 11h36.
Mostrar próximo post
Carregando