As convenções partidárias foram finalizadas no dia 5 de agosto e nove candidatos foram apresentados para concorrer ao governo do Paraná nas eleições de 2022. No estado, as convenções estaduais definem os nomes dos candidatos a governador, senador, deputados estaduais e federais. Depois disso, os partidos têm até 15 de agosto para fazer o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral. No dia 16, começa oficialmente o período de propaganda eleitoral.

Veja os nomes confirmados ao Governo do Paraná:

Roberto Requião (PT)

Roberto Requião é candidato a governador pelo PT (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A federação Brasil da Esperança, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), lançou a candidatura de Roberto Requião (PT) ao Governo do Estado no dia 23 de julho. Requião é advogado, jornalista e urbanista e tem uma longa trajetória na vida política. O candidato já foi senador pelo Paraná duas vezes, governador do Paraná três vezes, com último mandato de 2007 a 2010, foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e deputado estadual. Também é ex-prefeito de Curitiba, tendo administrado a capital paranaense de 1986 a 1989.

Jorge Samek é candidato a vice-governador (Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

A federação também confirmou Jorge Samek (PT) como candidato a vice-governador de Requião. Samek foi diretor-geral da Itaipu Binacional durante os governos LulaDilma Rousseff e Michel Temer.

Joni Correia (DC)

Joni Correia é candidato a governador pelo DC (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Joni Correia é presidente estadual do partido Democracia Cristã (DC) e foi confirmado na disputa ao Governo do Paraná no dia 23 de julho, em convenção partidária realizada em Curitiba. Joni Correia é natural da cidade de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, e atualmente mora em Curitiba. Com 45 anos, esta é a primeira vez que o político concorre ao cargo. É advogado, publicitário e professor. Além disso, foi diretor das Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.

O partido ainda não divulgou quem será o candidato a vice-governador.

Vivi Motta (PCB)

Vivi Motta é candidata ao Governo do Paraná pelo PCB (Foto: Divulgação / PCB)

Partido Comunista Brasileiro (PCB) confirmou no dia 29 de julho a cientista social e professora Vivi Motta, 30 anos, como candidata ao Governo do Paraná. Viviane Motta nasceu em Cuiabá (MT). No seu estado natal ela se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). No Paraná, ela foi professora de sociologia na rede estadual. Será sua primeira candidatura em uma eleição.

Diego Valdez é candidato a vice-governador pelo PCB (Foto: Redes Sociais)

O agente social Diego Valdez, 34 anos, é candidato a vice-governador. Diego Valdez tem 34 anos, é natural de Foz do Iguaçu e trabalha com educação, como Agente Educacional II na Rede Estadual de Educação Básica do Paraná.

Ratinho Junior (PSD)

Ratinho Junior é candidato à reeleição pelo PSD (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

O Partido Social Democrático (PSD) confirmou a candidatura de Ratinho Junior ao Governo do Paraná. Atual governador, esta é a primeira vez que Carlos Massa Ratinho Junior tenta a reeleição para o cargo. Em convenção partidária estadual realizada no dia 30 de julho, o candidato afirmou que pretende continuar com projetos da atual gestão e ampliar programas sociais.

Ratinho Junior nasceu em Jandaia do Sul, Norte Central do Paraná, tem 41 anos, é casado e tem três filhos. Formado em Marketing e Propaganda, com pós-graduação em Direito de Estado e cursos de especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade, e em Saúde e Educação em Órgãos de Governo em instituições internacionais.

Ratinho Junior foi eleito deputado estadual no Paraná por duas vezes. Foi deputado federal por dois mandatos, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná em duas ocasiões e foi eleito governador do Paraná em 2019.

Darci Piana é candidato a vice-governador (Foto: Gilson Abreu/AN-PR)

O candidato a vice-governador será Darci Piana, que já acompanha Ratinho Junior na atual gestão.

Ricardo Gomyde (PDT)

Ricardo Gomyde é candidato ao Governo do Paraná pelo PDT (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou, em convenção partidária estadual no dia 30 de julho, o nome de Ricardo Gomyde como candidato ao Governo do Paraná.

Ricardo Gomyde, de 52 anos, é advogado, já foi vereador de Curitiba, deputado estadual, assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte no Governo Dilma, foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos jogos olímpicos de 2016. Gomyde nasceu em Ibaiti, mas mora em Curitiba desde 1978. Ele é pai de dois filhos.

Angela Machado (PSOL)

Angela Machado é candidata a governadora pelo PSOL (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

A federação PSOL e REDE confirmou Angela Machado como candidata ao Governo do Paraná no dia 30 de julho, em convenção partidária.

Angela Machado é professora de Ensino Médio, tem 45 anos, é natural de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Angela ficou conhecida após aparecer em uma foto em meio a manifestação de professores registrada em 29 de abril de 2015, em Curitiba, contra mudanças na previdência estadual em votação na Assembleia Legislativa.

Sergio Nakatani (Rede) é candidato a vice-governador (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Sergio Nakatani (Rede) foi oficializado como candidato a vice-governador. 

Solange Bueno (PMN)

Solange Bueno é candidata ao Governo do Paraná (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou a candidatura de Solange Ferreira Bueno ao Governo do Paraná em convenção realizada no dia 30 de julho.

Natural de Maringá, Solange Ferreira Bueno viveu maior parte de sua vida em Cascavel, na região oeste, e mora em Curitiba há 11 anos, onde atua como professora de música. Ela é graduada em Turismo e Hotelaria, tem Licenciatura em Música, com especialização em docência do ensino superior e em psicopedagogia clínica. Esta é a primeira vez que Solange coloca seu nome à disposição para concorrer a um cargo público.

Osni Minotto foi anunciado como candidato a vice-governador do Paraná pelo PMN (Foto: Redes Sociais)

No dia 5 de agosto, o partido confirmou quem será o candidato a vice-governador do PMN: o advogado Sargento Osni Minotto.

Professor Ivan (PSTU)

Professor Ivan é candidato ao Governo do Paraná (Foto: App Sindicato)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) confirmou o nome de Professor Ivan como candidato a governador do Paraná no dia 30 de julho. Além dele, foi anunciado também o nome do candidato a vice-governador: Phill Natal (PSTU).

O Professor Ivan já foi candidato ao Governo do Paraná em 2018. Natural de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, Ivan Ramos Bernardo tem 53 anos e é professor de Ensino Médio.

Phill Natal é candidato a vice-governador pelo PSTU (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Já o candidato a vice-governador, Phill Natal, é jornalista e biólogo.

Adriano Teixeira (PCO)

Adriano Teixeira é candidato ao Governo Estadual pelo PCO (Foto: Divulgação Talyta Elen)

O Partido da Causa Operária (PCO) confirmou a candidatura de Adriano Teixeira ao Governo do Paraná no dia 31 de julho.

Adriano Teixeira, 35 anos, é natural de Paranavaí, no Noroeste do Paraná. Esta é a segunda eleição de Adriano como candidato, já que em 2020 ele concorreu ao cargo de vereador de Paranavaí. Para o cargo de governador, este será o primeiro pleito do candidato. O nome do candidato a vice-governador ainda não foi definido pelo partido.

Os partidos União Brasil, Podemos e Partido Liberal ainda não realizaram convenções partidárias estaduais e têm até 5 de agosto para confirmar os candidatos para as eleições de 2022 (confira a agenda).

Outras definições

Em convenções já realizada, o Partido Novo e a convenção PSDB/Cidadania afirmaram que não irão lançar um candidato ao Governo do Paraná. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Partido Progressistas (PP), o Solidariedade, o Republicanos, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) formalizaram apoio a candidatura de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) à reeleição.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também já realizou convenção e não divulgou candidatos ao Governo do Paraná, mas há a expectativa de que o partido possa participar da federação Brasil da Esperança, junto ao PT, PV e PCdoB. O Partido Renovador Trabalhista (PRTB) se reuniu em convenção, mas não divulgou nomes de candidatos até o momento.

26 jul 2022, às 13h37. Atualizado em: 18 abr 2023 às 10h38.

No Ar

Cidade Alerta Paraná

Tudo que acontece no Paraná e que afeta o seu o dia a dia, de segunda a sexta, com Paulo Gomes.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando