BRASÍLIA (Reuters) – Os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assinaram nesta terça-feira (05) um termo de cooperação com o objetivo de enfrentar a desinformação no processo eleitoral deste ano.

O termo de cooperação tem por objetivo, entre outras ações, unir esforços da Justiça Eleitoral e da Câmara para construir um “ambiente informacional saudável e transparente no qual seja desestimulada a criação e disseminação de notícias falsas e de discursos de ódio”.

A intenção é que as duas instituições adotem de forma conjunta ações, medidas e projetos para combater a veiculação de notícias e informações falsas, especialmente aquelas contra a legitimidade e integridade das eleições de 2022.

Essa nova parceria faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação criado em outubro do ano passado pelo TSE.

Posteriormente, conforme um protocolo de intenções divulgado pela assessoria de Lira, vão ser indicados nomes da Câmara e do TSE para compor a comissão conjunta de enfrentamento à desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral.

Recentemente, o comando do TSE voltou a ser alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro, que tem colocado em xeque o atual sistema de votação, sem apresentar quaisquer evidências.

Bolsonaro tem aparecido em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por Ricardo Brito

5 abr 2022, às 11h14. Atualizado às 13h35.

No Ar

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando