Política

Trump diz estar em contato com líder norte-coreano Kim, afirma livro

Trump declarou em 2018 que ele e Kim “se apaixonaram” depois de trocar cartas

Reuters
Reuters
Trump diz estar em contato com líder norte-coreano Kim, afirma livro
Donald Trump e Kim Jong Un durante encontro na zona desmilitarizada entre as duas Coreias em 2019

10 de fevereiro de 2022 - 11:54 - Atualizado em 10 de fevereiro de 2022 - 13:45

WASHINGTON (Reuters) – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse a aliados que manteve contato com o líder recluso da Coreia do Norte, Kim Jong Un, desde que deixou a Casa Branca, de acordo com uma reportagem nesta quinta-feira (10), enquanto os recentes testes de mísseis balísticos de Pyongyang têm aumentado as tensões internacionais.

“Como sabemos, ele tinha uma fixação por esse relacionamento”, disse a repórter do New York Times Maggie Haberman à CNN. A revelação está contida no próximo livro dela sobre Trump, “The Confidence Man”.

Trump declarou em 2018 que ele e Kim “se apaixonaram” depois de trocar cartas, mas duas reuniões com o líder norte-coreano com o objetivo de desnuclearizar a península coreana não conseguiram conter os testes de mísseis do país e a retórica dura.

As alegações de Trump não puderam ser verificadas e podem não ser verdadeiras, disse Haberman.

“O que ele diz e o que realmente está acontecendo nem sempre estão em sintonia, mas ele tem dito às pessoas que manteve algum tipo de correspondência ou discussão com Kim Jong Un”,

declarou ela.

É o único líder estrangeiro com quem Trump disse que mantém contato, acrescentou a repórter.

Um contato com Kim seria incomum para um ex-presidente, dados os crescentes testes de mísseis de Pyongyang. A Coreia do Norte se gabou na terça-feira (8) de que é um dos poucos países no mundo a colocar em campo armas nucleares e mísseis avançados e o único que enfrenta os Estados Unidos “sacudindo o mundo” com testes de mísseis.

Um representante de Trump não retornou imediatamente um pedido de comentário.

(Reportagem de Doina Chiacu)