Política

Terceira via já tem data para definir seu candidato único à Presidência

Nome do candidato de consenso deverá ser anunciado em 18 de maio, em Brasília; antes disso, siglas já tem encontro marcado para conversar sobre o assunto no dia 14 de abril

Giselle
Giselle Ulbrich / Editora
Terceira via já tem data para definir seu candidato único à Presidência
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

6 de abril de 2022 - 18:50 - Atualizado em 6 de abril de 2022 - 18:50

Confira tudo sobre as Eleições 2022

União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania irão se reunir na quinta-feira (14/04) da semana que vem, para discutir e apresentar um candidato à presidência da República. Ainda não há um nome definido. Mas além de nomes vindos destes próprios partidos, ventilam-se também personalidades como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

A data da reunião e da divulgação foram definidas após encontro dos presidentes dos quatro partidos em Brasília nesta quarta-feira (06). Nela estiveram Luciano Bivar (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freite (Cidadania). Após a reunião do dia 14 de abril, o candidato de consenso deverá ser anunciado no mês seguinte, em dia 18 de maio, em Brasília.

Os quatro partidos ainda conclamam outras siglas a engajar no projeto terceira via e fazer frente à polarização Lula – Bolsonaro.

“É um bom começo. Afinal, quatro partidos se reunem, discutem atentamente os problemas do País e sabem encontrar um nome, cujo nome seja alternativa que se viabilize politicamente, economicamente, socialmente, e o Brasil busque novos caminhos. Até porque a polarização não atende a ninguém, muito menos ao Brasil. Por isso eu saúdo esssa boa nova dos quatro partidos, na certeza que outros partidos também virão em busca desse nome comum”,

disse Rubens Bueno, do Cidadania.

Possibilidades

Conforme análise da revistas Veja, a candidatura de Sérgio Moro à Presidência já foi descartada pelo União Brasil, que ventila Bivar como vice na chapa da terceira via. Já os nomes que podem encabeçar a chapa são os de Simone Tebet (MDB-MS), o ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que ganhou as prévias do partido, e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que apesar de ter perdido as prévias da sigla, articula por fora a uma candidatura alternativa, com anuência de uma ala do PSDB resistente à indicação de Dória.

WhatsApp

Receba no seu celular tudo o que é mais importante
nas Eleições 2022.

Entre no grupoAo entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.