O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta segunda-feira (07), durante conversa com apoiadores, que 50% dos óbitos por Covid, no ano passado, não foram por Covid e estariam registrados de forma errada. Ele teria como base um suposto relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão emitiu nota no fim da tarde afirmando que não emitiu nenhum relatório com a informação.

“Primeira mão para você. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid segundo o Tribunal de Contas da União”, declarou o presidente, pela manhã.

Bolsonaro prometeu divulgar a tarde o tal relatório, o que não aconteceu. O que ocorreu foi a nota oficial do TCU, afirmando que “não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje.”, diz a informação oficial.

O TCU ainda reforçou que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil”.

Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a resposta do TCU.

7 jun 2021, às 22h34.

No Ar

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando