por Caroline Maltaca
com supervisão de Rodrigo Sigmura

Prudentópolis, uma das cidades com maior concentração de descendentes de ucranianos fora da Ucrânia, manifestou solidariedade ao povo que tem sofrido diretamente com os ataques russos. Conforme o comunicado oficial assinado pelo prefeito Osnei Stadler, o município segue de “portas e coração abertos” a população daquele país (leia na íntegra abaixo).

‘’Como o fez há mais de 100 anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”,

disse o prefeito Osnei Stadler, no ofício enviado.

A população de Prudentópolis, que fica na região centro-sul do estado, tem cerca de 75% de descendentes de ucranianos. Diante da guerra no país, o município lamentou o ocorrido e afirmou que “a dor sentida diretamente pelos ucranianos a milhares de quilômetros de distância reverbera entre os nossos descendentes”.

Ainda conforme o texto, o município garante que, por anos manteve “laços de amizades” com o povo e com instituições da Ucrânia, portanto, estará a postos para prestar a ajuda quando for necessário.

Também em nota, o Governo do Paraná, por meio do governador em exercício Darci Piana, manifestou solidariedade ao povo ucraniano:

“Temos fortes laços com a Ucrânia. Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem.

Compartilhamos com nossos irmãos ucranianos a preocupação com as consequências desse conflito e esperamos que uma solução diplomática seja encontrada com rapidez e evite mais sofrimento para a população civil daquele país”.

Leia a nota do município de Prudentópolis na íntegra:

Ocorreu o que o mundo temia. O território ucraniano foi invadido por forças militares russas, numa agressão direta à democracia, ao território e a individualidade de um povo milenar.

Prudentópolis abriga uma das maiores comunidade de descendentes de ucranianos fora da Ucrânia, e lamenta profundamente o ocorrido, pois a dor que é sentida diretamente pelos ucranianos há milhares de quilômetros de distância, aqui reverbera entre os nossos descendentes.

As imagens que chegam pelos meios de comunicação causam angústia, ao vermos pessoas tendo que deixar suas casas e tudo o que construíram na vida sem saber se poderão voltar.

O desafio à soberania do governo e do território ucraniano é grave, e não pode ser entendida como normal pelas demais nações. Hoje é a soberania ucraniana que se mostra ameaçada, amanhã qualquer outra pode ser alvo da ganância e da prepotência.

Rogamos a Deus proteção e forças às pessoas que sofrem com a invasão e com os efeitos da guerra. Unimo-nos em oração com o povo ucraniano e com sua igreja; pelo anseio único da paz, desejando que a tranquilidade volte a reinar na Ucrânia.

Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra.

O governo municipal solidariza-se com o Governo da Ucrânia, com a cidade irmã de Ternópil e com toda a comunidade ucraniana local, nacional e mundial, colocando-se ao lado desta e clamando pelo respeito à soberania da Ucrânia.

Estabelecemos ao longo do tempo laços de amizade com o povo ucraniano e com as instituições oficiais da Ucrânia, e estaremos a postos para prestar a ajuda que nos for possível.”

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!

24 fev 2022, às 16h15.
Mostrar próximo post
Carregando