Política

Sessão que pode cassar mandato do prefeito de Fazenda Rio Grande acontece neste sábado (19)

A sessão Extraordinária irá debater a suspeita de irregularidades na vacinação contra a Covid-19 no município e crimes relacionados a saúde

Daniela
Daniela Borsuk com colaboração de Fernanda Deslandes, da RICtv
Sessão que pode cassar mandato do prefeito de Fazenda Rio Grande acontece neste sábado (19)
(Foto: Reprodução)

18 de fevereiro de 2022 - 19:56 - Atualizado em 18 de fevereiro de 2022 - 19:56

Neste sábado (19), a partir das 9h, será realizada na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, a continuação da 31ª sessão Extraordinária que irá debater a suspeita de irregularidades na vacinação contra a Covid-19 no município e crimes relacionados a saúde. A sessão pode resultar na cassação do mandato do prefeito da cidade, Nassib Kassem Hammad (PSL).

A promotora responsável pelo caso, Dra. Daisy da Silva dos Santos, esclareceu as dúvidas da imprensa em uma coletiva realizada nesta sexta-feira (18), no Plenário da Câmara. Além dela, também estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Câmara, os vereadores Alexandre Tramontina Gravena e Sandro do Proteção, respectivamente.

Com relação à suspensão da última sessão realizada no dia 26 de novembro, o vereador Alexandre disse que os políticos irão respeitar qualquer decisão do Judiciário que for tomada neste sábado. Em outras sessões marcadas, a defesa do prefeito conseguiu liminares que suspenderam a votação.

“O Judiciário pediu para interromper a sessão, a Câmara prontamente atendeu, o Judiciário pediu para que a gente retomasse o trabalho e nós vamos retomar o trabalho. A Câmara está aqui para cumprir a lei, vão ser apresentadas as denúncias, e o que os vereadores decidirem, a votação de cada vereador é independente, e o que for decidido vai ser o resultado do nosso trabalho”,

comentou Alexandre.

Caso os advogados de Nassib se estendam e desejem ler muitas páginas do processo durante a sessão, é possível que o expediente seja retomado no domingo, segundo Alexandre, para “dar ampla defesa para ele [o prefeito”. A sessão Extraordinária será aberta ao público e os moradores de Fazenda Rio Grande poderão assistir a defesa do prefeito Nassib. Todos os vereadores foram convocados para participar e fazer a votação que irá decidir pela cassação ou pela absolvição do político.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Há ainda outra denúncia contra o prefeito, por nepotismo, mas que não será debatida na sessão de sábado pois ainda tem questões que estão sendo resolvidas no Judiciário, conforme a procuradora Dra. Daisy.

Acusações

De acordo com o documento da denúncia, Nassib é acusado por vacinação indevida, pois teria conseguido tomar a vacina contra a Covid-19 por ter um cargo na secretaria e colocar aliados para receber a vacina anticonvid antes do cronograma autorizado pelo Ministério da Saúde para as respectivas idades.

Ainda, a outra acusação é de que Carlos Henrique da Cruz teria sido nomeado na função de Assessor Técnico e Coordenador II na Secretaria Municipal de Administração sem preencher os requisitos legais exigidos em lei. Ele teria usado uma declaração falsa de experiência profissional feita pelo Secretário Municipal de Administração para ser nomeado.