Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos “certamente” irão aplicar controles de exportações se empresas chinesas enviarem semicondutores feitos com tecnologia norte-americana para a Rússia, uma medida que pode “essencialmente causar seu fechamento” , afirmou a secretária de Comércio do país, Gina Raimondo, nesta quarta-feira (23). 

Raimondo reforçou as ameaças norte-americanas para punir qualquer empresa em qualquer país que violar os duros controles de exportação que os Estados Unidos impôs à Rússia por conta de sua invasão à Ucrânia. 

Raimondo disse que todas as fabricantes chinesas de semicondutores dependem de software norte-americano para fazer seus chips, o que as torna sujeitas aos controles.

“Se descobrirmos que elas estão enviando os chips para a Rússia, então poderemos essencialmente causar o fechamento delas ao recusar a elas o uso do software, e estamos absolutamente preparados para fazer isso”,

disse ela à Reuters em entrevista.

O presidente norte-americano, Joe Biden, planeja anunciar um novo pacote de sanções a figuras políticas e oligarcas russos durante as negociações de emergência nesta semana em Bruxelas, com líderes europeus e da Otan, afirmou o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, na quarta-feira.

Os Estados Unidos e seus aliados estão buscando aumentar a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, para que ele suspenda a guerra, que é chamada pela Rússia de “operação militar especial”. 

O governo norte-americano está especialmente preocupado com a relação da China com a Rússia, e sua hesitação em condenar a invasão, e com os relatórios dos EUA de que os chineses estão dispostos a providenciar assistência militar a Moscou – todas questões na agenda de Biden para os encontros. 

Pequim já descreveu as sanções impostas à Rússia como cada vez mais escandalosas, embora tenha expressado preocupações sobre a guerra.

(Reportagem de Andrea Shalal)

23 mar 2022, às 17h11. Atualizado às 17h34.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando