por Mônica Ferreira
com informações do TSE e supervisão de Giselle Ulbrich

Eleições gerais de 2022 chegando e, com isso, muitas dúvidas começam a surgir. No RIC Mais, você, eleitor, terá acesso a tudo o que precisa saber até 2 de outubro. Uma das perguntas mais frequentes é: Como encontrar o meu local de voto? Confira os detalhes abaixo: 

O eleitor pode conferir seu local de votação através do aplicativo “e-Título” e também pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Como encontrar meu local de voto pelo e- Título?

De acordo com o TSE, para baixar o aplicativo — que é gratuito —  é necessário apenas ter um telefone celular ou um tablet com o sistema operacional Android ou IOS. Este documento, desenvolvido pelo próprio TSE, pode substituir o título de eleitor em papel e caso perca o documento, é dispensada a impressão de uma segunda via. 

Depois de baixar o aplicativo, é hora de realizar o cadastro. Para isso, é importante estar com as informações do título de eleitor em mãos, pois elas precisam ser extatamente iguais às registradas no Cadastro Eleitoral (nomes devem ser escritos igual como estão no título impresso, incluindo os acentos). O TSE ainda informa que se algum dado for preenchido em discordância com aquele lançado no documento original, o sistema não validará o cadastro.

Registro feito, agora é hora de descobrir o local de voto através do menu e opção “onde votar”.

Como encontrar meu local de voto no site do TSE? 

No endereço: Tribunal Superior Eleitoral você pode clicar  em “Eleitor e Eleições”, depois escolher a opção “Local de votação/zonas eleitorais”, clicando em que “Consulta local de votação” é só informar o nome completo ou CPF, na sequência informe sua data de nascimento e o nome completo da mãe. 

Após esses dados, aparecerá o número de inscrição do título de eleitor, o nome completo do eleitor, data da eleição, zona, seção, endereço do local de votação e o município. 

14 jul 2022, às 18h51. Atualizado em: 28 jul 2022 às 11h41.
Mostrar próximo post
Carregando