Política

‘Risco sempre tem’, diz Lira sobre chance de aumento do Auxílio Brasil em MP

Deputado não disse quando e nem quanto, só que o assunto será pautado para discussão

Reuters
Reuters
‘Risco sempre tem’, diz Lira sobre chance de aumento do Auxílio Brasil em MP
Presidente da Câmara, Arthur Lira

19 de abril de 2022 - 19:13 - Atualizado em 19 de abril de 2022 - 20:57

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), reconheceu nesta terça-feira (19) que há possibilidade de aumento do valor do Auxílio Brasil durante a discussão de medida provisória na Casa sobre o tema.

Editada ainda em 2021, a MP, que tem força de lei, possibilitou um benefício extraordinário que, somado ao Auxílio Brasil, confere aos inscritos um mínimo de 400 reais até o fim de 2022.

“Risco sempre tem”, disse o deputado a jornalistas, acrescentando que ainda não houve reunião sobre esse assunto, mas que o tema será tratado com responsabilidade pelos pares.

“Vai ser pautada normalmente”, disse, referindo-se à MP. “Acho que na próxima semana”, completou.

A discussão da medida ocorre em um ambiente já contaminado pelo debate eleitoral e tem forte apelo popular em meio às dificuldades econômicas e à alta dos preços.

Lira comentou ainda que já conversou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e que ambos aguardam a indicação de membros para a composição da Comissão Mista de Orçamento (CMO). O colegiado, formado por deputados e senadores, é responsável pela análise de matérias como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, já encaminhada ao Congresso.

Pelas regras, o Legislativo precisa analisar a LDO até o dia 17 de julho, ou não pode entrar em recesso parlamentar.