Fala, Marc!

por Marc Sousa

Um e-mail, recebido pelo vereador Renato Freitas (PT), nesta segunda-feira (9), gerou polêmica pelo tom racista e agressivo. Na mensagem, que supostamente foi encaminhada pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota), o político ataca o representante petista e ameaça outros colegas de bancada. O representante do Patriota nega o envio e os integrantes da mesa da Câmara suspeitam de ataque hacker.

Nesta terça-feira (10) será realizada a votação que definirá pela cassação ou pelo arquivamento do processo que envolve Renato Freitas. O colegiado da Câmara irá decidir se segue o relator do processo, Sidnei Toaldo (Patriota), que pede a cassação do mandato, ou se acatam o parecer da vice-relatora, Maria Letícia (PV), que solicita o arquivamento do procedimento.

E-mail racista

Às vésperas da definição do futuro de Renato Freitas, um e-mail encaminhado pelo sistema de Sidnei Toaldo gerou polêmica na Câmara. Na mensagem, o vereador do Patriota ataca o opositor com frases racistas.

“Eu não tenho medo de você ou dos esquerdistas vagabundos que te defendem, seu negro. Já metemos pressão na Indianara Barbosa e na Noêmia Rocha. Não adianta chorar naquele site imundo Brasil 247 que recebe do PT dinheiro roubado do povo. Eu não tenho medo do Requião, ou melhor, do Requiladrão, aquele safado que devia estar preso junto com o cachaceiro analfabeto do Lula. A câmara dos vereadores de Curitiba não é seu lugar, Renato. Volta para a senzala”,

diz o e-mail.

Além disso, o e-mail reforça que o processo de cassação não vai acabar por causa do vazamento do áudio de Márcio Barros.

(Foto: Reprodução)

A suspeita dos integrantes da mesa da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) é que um hacker tenha invadido o sistema e enviado o e-mail com o nome de Sidnei Toaldo.

O vereador Renato Freitas participou na manhã desta terça-feira (10), em defesa do seu mandato na Câmara de Curitiba. Durante a manifestação, que contou com apoiadores e carro de som, o representante do PT declarou que ficou espantando quando recebeu o e-mail e fará Boletim de Ocorrência para investigação do caso.

“Fiquei meio espantado com o caráter tão direto e explícito desse e-mail, que veiculava a partir dele um ódio racial gigantesco, dizimando a minha pessoa. Ele é tão explícito que a gente acreditou em um primeiro momento que ele não seria do vereador. Checamos e verificamos que o e-mail foi enviado a partir de um e-mail institucional do Sidnei Toaldo e agora vamos fazer boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos”,

declarou Renato Freitas.

Nota da Câmara

Em nota, o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), repudiou o tom do e-mail encaminhado ao vereador Renato Freitas. O presidente também reforçou que Toaldo nega a autoria. Confira a nota na íntegra:

A Câmara Municipal de Curitiba, em virtude do comunicado recebido pelo Gabinete da Presidência, formalizado pelo Vereador Renato Freitas, onde consta que o mesmo recebeu e-mail, supostamente enviado pelo Vereador Sidnei Toaldo, com palavras injuriosas e desabonatórias, vem, preliminarmente manifestar a indignação quanto ao teor do manifesto.
Cumpre esclarecer que o Vereador Sidnei Toaldo, também em manifesto dirigido à Presidência, nega com veemência a autoria e o envio do referido e-mail e esclarece que esta formalizando Boletim de Ocorrência para apuração do ocorrido e penalização dos autores.
Finalmente, destaco que bem serão disponibilizadas todas as informações necessárias as autoridades para apuração do ocorrido e com o fim de proteger a segurança de dados de todos os usuários desta Casa.

10 maio 2022, às 09h50. Atualizado às 10h53.
Mostrar próximo post
Carregando