O Instituto Ipespe divulgou pesquisa com o cenário eleitoral no Paraná, nesta segunda-feira (25). Conforme a pesquisa, Ratinho Júnior (PSD) lidera a disputa pelo governo estadual, com vantagem sobre Roberto Requião (PT).

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde um nome de candidato que lhe vem a cabeça, 27% das pessoas responderam que votariam em Ratinho e outras 11% disseram que vão votar em Requião. Veja como ficou a opinião pública:

Já na pesquisa estimulada, em que o pesquisador lê para o eleitor o nome dos candidatos, Ratinho Júnior tem 51% das intenções de votos, contra 25% dos votos para Requião. César Silvestri Filho (PSDB), teve 2% das intenções de voto. Joni Correa (Democracia Cristã) não pontuou. Confira:

Senado

Já a preferência do eleitorado para o Senado coloca Álvaro Dias (Podemos) e Sérgio Moro (União Brasil) quase empatados na pesquisa espontânea. O atual senador tem 8% das intenções de votos, contra 7% dos ex-juiz da Lava Jato. Paulo Martins teve 2% dos votos e os demais candidatos – Aline Sleutjes (Pros), Dr. Rosinha (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Flávio Arns (Podemos), Desiree Salgado (PDT) e Guto Silva (Progressistas) – não pontuaram.

O que chama atenção nesta pesquisa espontânea é que a população aidna desconehce os nomes de candidatos a senadores, pois 76% das pessoas que responderam à pesquisa disseram que não sabem em quem vão votar ou simplesmente não responderam a pergunta. Confira:

Já a pesquisa estimulada para senador, em que são apresentados os nomes ao eleitor, o Ipespe organizou duas listas. Na primeira, colocou seis possibilidades de nomes ao Senado. Neste cenário, Álvaro Dias lidera com 32% dos votos. Sérgio Moro chega perto com 29% das intenções do eleitorado. Paulo Martins conquista 5% dos votos. Já Orlando Pessuti (MDB) e Guto Silva empatam com 3%. Desiree Salgado conquistou 1% do eleitorado. Veja:

Na segunda listagem estimulada, o Ipespe colocou apenas os nomes de Álvaro, Sérgio e Desiree. Novamente Álvaro lidera a disputa com uma folga maior em relação ao ex-juiz: 38% dos votos. Moro aparece com 32% das intenções e Desiree com 2%. Veja:

Mesmo com a apresentação de uma lista de nomes, a quantidade de pessoas que não sabe em quem vai votar ou não respondeu ainda é alta: 12% no primeiro cenário estimulado e 11% no segundo. E a quantidade de votos brancos ou nulos também chama a atenção: 16% e 17% respectivamente.

Rejeição Senador

O Ipespe também fez uma pesquisa que mostra a rejeição a alguns candidatos ao Senado. Neste cenário, a opinião pública segue na mesma linha das intenções de voto, ou seja, Álvaro Dias continua sendo a preferência do eleitorado.

O Instituto perguntou: Em qual desses candidatos ao o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum na eleição para Senador? E em qual mais não votaria? 30% das pessoas disseram que não votariam em Sérgio Moro e 17%não votariam em Álvaro Dias. Três candidatos empataram na terceira colocação, com 10% de rejeição: Desiree Salgado, Orlando Pessuti e Paulo Martins. Guto Silva foi o menos rejeitado, com 6% da opinião pública.

Presidente

Na pesquisa espontânea para presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) lidera com 39% ds intenções de votos no Paraná. Lula (PT) tem 25% do eleitorado paranaense. Já Ciro Gomes (PDT) conquista 3%. Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) empatam com 1%. Já os candidatos Felipe D’Avila (Novo) e José Janones (Avante) não pontuaram. 27% dos eleitores ainda não sabem em quem votar.

A pesquisa estimulada também aponta Bolsonaro na preferência dos eleitores, com 47% das intenções de votos dos paranaenses. Lula tem 29% das intenções.

Polarização presidente

O Ipespe também perguntou aos eleitores em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. 53% das pessoas que responderam a pergunta não votariam em Lula. E 37% delas não votam em Bolsonaro. Nesta pesquisa, que foi estimulada, ainda aparecem uma gama maior de nomes. Confira:

Avaliação de governo

O governador Ratinho Júnior e o presidente Jair Bolsonaro ainda tiveram as suas administrações avaliadas pelo público. 47% dos entrevistados consideram o governo de Ratinho ótimo ou bom. 33% disseram que é péssimo e 18% o consideram regular.

Já na avaliação do presidente, 45% dos respondentes consideram o governo Bolsonaro bom ou ótimo. 17% o consideram péssimo e 35% acham que postura dele mediante o governo é regular.

Sobre a pesquisa

A pesquisa do IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas) foi realizada no período de 19 a 21
de julho de 2022 com 1.200 entrevistados, representativa do eleitorado do Estado do Paraná, de 16 anos e mais, de todas as regiões do Estado; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução e renda. As entrevistas foram telefônicas através do Sistema CATI IPESPE.

A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos BR-02620/2022 e PR01338/2022. Sua divulgação está autorizada a partir de 24 de julho de 2022.

25 jul 2022, às 19h51. Atualizado às 19h53.
Mostrar próximo post
Carregando