Política

Projeto prevê que lava-jatos de Curitiba reutilizem água para limpeza de veículos

Objetivo é que empresas de lavagem de veículos economizem água, passando a adotar tecnologias social e ambientalmente mais corretas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais Com informações da Câmara Municipal de Curitiba
Projeto prevê que lava-jatos de Curitiba reutilizem água para limpeza de veículos
(Foto: Arquivo/CMC)

19 de janeiro de 2022 - 14:45 - Atualizado em 19 de janeiro de 2022 - 14:45

O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) propôs um projeto que promete ajudar na economia de água em Curitiba. A ideia é que a água da lavagem dos veículos nos lava-jatos não seja desperdiçada e seja utilizada mais de uma vez. Se o texto for aprovado, os estabelecimentos da capital terão 180 dias para se adaptar.

Um dos artigos do projeto determina que as empresas que trabalham com esse tipo de serviço instalem sistemas e equipamentos exclusivos para captação, tratamento e armazenamento da água, visando ao seu reúso em atividades que admitam o uso de água de qualidade não potável”. Ainda de acordo com o projeto, quem descumprir a regra poderá ter o alvará cassado.

Na manhã desta quarta-feira (19), a Sanepar confirmou a suspensão do rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região. A decisão, de acordo com a Sanepar, foi possível após os reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) ultrapassarem 80%.

A decisão de suspensão do rodízio garante o abastecimento normal nos próximos meses. Segundo os diretores, mesmo com a diminuição dos níveis das barragens, não haverá novo racionamento neste ano.

O projeto foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba e ainda não foi colocado em pauta para discussão.

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!