por Mônica Ferreira
com informações do repórter Renan Vallim e supervisão de Caroline Berticelli, da RIC Record TV Curitiba

O vice-prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, assumiu interinamente a administração municipal na tarde desta quinta-feira (16), após o afastamento do prefeito Celso Pozzobom (PSC), determinado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e acatado pelo Tribunal de Justiça (TJ-PR). O prefeito foi denunciado pelo MP-PR por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O MP informou que o pedido é uma das medidas cautelares que constam em denúncia oferecida pela Subprocuradoria Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, em conjunto com o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) de Umuarama e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Cascavel.

De acordo com o MP, a ‘Operação Metástase’ investiga diversos crimes de lesão ao erário em Umuarama, que podem chegar a R$ 19 milhões. Além de uma uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica a partir de desvios na área da Saúde no município, além de fraudes em licitações, em contratações diretas, superfaturamentos e corrupção.

Investigações

Dez pessoas, incluindo servidores municipais, foram pressas durante a operação realizada. O prefeito já foi alvo de busca e apreensão na sua casa e em seu gabinete na prefeitura. O processo tramita sob sigilo.

As investigações também apontam desvio de doses de vacina contra a Covid-19 para uso de autoridades vinculadas ao município de Umuarama e seus familiares. Também foram encontrados indícios da aquisição de equipamentos náuticos e da construção de uma casa de veraneio no balneário de Porto Rico.

Processos na câmara

Além da investigação pelo Ministério Público, o prefeito enfrenta um processo de cassação do seu mandato e uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores.

16 set 2021, às 18h35. Atualizado em: 18 set 2021 às 09h37.
Mostrar próximo post
Carregando