Nesta sexta-feira (17), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento sobre intenções de votos para eleger o governador do Estado nas eleições de 2022. Foram ouvidos, ao todo, 1.540 eleitores, com idades a partir de 16 anos, em 65 municípios, de 12 a 16 de junho deste ano. Conforme a pesquisa, Carlos Massa Ratinho Junior, atual governador, seria reeleito em diferentes cenários.

Ao serem questionados em quem votariam se as eleições fossem hoje, 48,5% dos entrevistados afirmaram que votariam em Ratinho Junior. Em segundo lugar, com 25,2% dos votos, ficaria Roberto Requião, conforme a pesquisa. Na sequência, César Silvestri Filho teve 4,7% das intenções de voto, a Professora Angela Machado ficou com 2,7% e Zé Boni teve 1,1% das intenções. Além disso, 12% afirmaram que pretendem votar branco ou nulo, e 5,8% dos entrevistados não responderam.

Caso a disputa fosse entre os três primeiros colocados, 49,5% dos entrevistados afirmaram que escolheriam Ratinho Junior como governador novamente. Roberto Requião ficou com 25,8% das intenções de voto e César Silvestri Filho com 6%.

Na pesquisa espontânea, quando os eleitores respondem em quem pretendem votar sem que os nomes sejam apresentados, Ratinho Junior teve 14,2% das intenções de votos, Roberto Requião teve 4,2% e César Silvestri Filho teve 0,3%. Além disso, 76,3% dos entrevistados não responderam ou ainda não sabem em qual candidato votar.

Ainda, o candidato com maior rejeição na pesquisa foi Roberto Requião, com 48,2% dos entrevistados afirmando que não votariam, de jeito nenhum, no político. Veja os dados:

(Arte: Paraná Pesquisas)

Com relação ao atual governo do Estado, 42,4% consideraram a administração de Ratinho Junior como ‘boa’ ou ‘ótima’, 36% consideraram ‘regular’ e 19,9% como ‘ruim’ ou ‘péssima’. Além disso, 1,7% dos entrevistados não souberam ou não opinaram a respeito. Também, 63% dos entrevistados aprovaram a administração e 30,3% desaprovaram.

Durante nossa cobertura das eleições 2022, o grupo RIC vai divulgar todas as pesquisas estaduais e nacionais sobre a corrida eleitoral. É importante deixar claro que a metodologia de cada levantamento é de responsabilidade dos institutos. Por isso, às vezes, um resultado é diferente do outro.

17 jun 2022, às 15h25. Atualizado em: 8 jul 2022 às 14h18.
Mostrar próximo post
Carregando