Política

O Voto na RIC: maior cobertura das eleições 2022 começa nesta segunda-feira (4)

Cobertura multiplataforma integrada entre televisão, rádio e digital vai manter o público bem informado e cada vez mais preparado para escolher seus candidatos, em todos os meios e formatos

Daniela
Daniela Borsuk / Editora
O Voto na RIC: maior cobertura das eleições 2022 começa nesta segunda-feira (4)
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

4 de julho de 2022 - 05:50 - Atualizado em 21 de julho de 2022 - 17:05

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O Grupo RIC dá início à melhor e mais ampla cobertura das eleições de 2022: O Voto na RIC. A partir desta segunda-feira (4), todos os produtos do grupo estarão empenhados em acompanhar de perto o processo eleitoral, antes, durante e depois do dia 2 de outubro, data do primeiro turno. RICtv, RIC Mais, Jovem Pan, Jovem Pan News, RIC Podcasts, TOPVIEW e Folha Londrina FM farão seu papel para contribuir de modo a tornar o Paraná e o Brasil melhores, trilhando a democracia como caminho para o futuro.

“Teremos um ano importante para o futuro do nosso país e o Grupo RIC não poderia estar alheia à este momento. Estamos empenhados para fazer a maior cobertura eleitoral do Paraná”,

destaca Leonardo Petrelli, CEO do Grupo RIC.

A cobertura multiplataforma integrada entre televisão, rádio e digital vai manter o público bem informado e cada vez mais preparado para escolher seus candidatos, em todos os meios e formatos.

“Isso representa que quando o público precisar e onde ele quiser, ele vai encontrar informação: na nossa TV, nas nossas rádios, nos nossos portais, na nossa revista, nas nossas redes sociais e nos canais dos nossos apresentadores. Nós acreditamos que a informação é o mais importante, é ela que vai ajudar a eleição, que vai ser a mais disputada da história. Onde a pessoa quiser consumir esta informação, ela vai encontrar uma informação de muita qualidade, completamente imparcial e ética”, aponta Marcus Yabe, Diretor Corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC.

A cobertura multiplataforma integrada do Grupo RIC vai manter o público bem informado e cada vez mais preparado para escolher seus candidatos, em todos os meios e formatos (Foto: Grupo RIC)

O público poderá acompanhar ainda debates durante o período eleitoral, com temas relevantes para a população, como liberdade econômica, liberdade de expressão, geração de emprego e renda, agronegócio e competitividade, logística e infraestrutura – incluindo temas como os pedágios, a construção da Ferroeste, os portos e a ponte de Guaratuba -, segurança pública e a discussão sobre o foro privilegiado.

Também estão programadas transmissões periódicas pelos canais do Grupo RIC nas redes sociais, assim como sabatinas com os candidatos e a realização de pesquisas eleitorais ao longo destes três meses.

“O projeto do Grupo RIC é fazer a maior cobertura eleitoral da história do Paraná. Esta é uma eleição que vai exigir muita informação para a tomada de decisão do voto, se fala muito em fake news, se fala muito em informação imprecisa e o Grupo RIC tomou para si essa responsabilidade de informar os paranaenses, de ser uma fonte confiável de atualizações, de ponta a ponta, desde às negociações de bastidores, as convenções, depois a campanha na rua e a divulgação dos resultados. Nós temos um time de jornalistas preparados, qualificados, temos redações nas principais cidades do Estado. Nós vamos conectar o Paraná através da informação nessas eleições. Nosso desafio é esse e é isso que a gente vai buscar”, pontua Marc Sousa, comentarista político do Grupo RIC.

Além da informação, o time de comentaristas do Grupo RIC fará a análise de cada cenário que for apresentado durante a corrida eleitoral. “A opinião vai ser forte, qualificada, sem defender lados, mas pelo Brasil, nossa posição é defender o país e o Estado. A defesa da liberdade, da democracia, sempre”, finalizou Sousa.

No dia das eleições, o Grupo RIC terá uma cobertura especial, acompanhando a votação dos candidatos, a movimentação nas seções eleitorais e a apuração dos resultados para todos os cargos que estão em disputa, com transmissão em tempo real, tanto no primeiro turno, no dia 2 de outubro, como no segundo turno, se houver, no dia 30 de outubro.

“O grande objetivo dos veículos do Grupo RIC é levar até o eleitor uma informação verificada, apurada e assinada pelo melhor time de jornalistas do grupo. O eleitor terá oportunidade, pelas diversas plataformas do grupo, a ter acesso a melhor informação. Vamos fazer um grande debate de ideias com especialistas, com os próprios candidatos, para que o eleitor tenha condições, no dia do voto, a tomar a decisão mais consciente possível”, reforça Ivete Azzolini, head de Jornalismo e Conteúdo Multiplataforma do Grupo RIC.

Eleitores do Paraná

Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), neste ano, 8.366.391 paranaenses estão regulares com a situação eleitoral e devem ir às urnas no dia 2 de outubro, o que representa 84,27% dos moradores do Estado. Outros 1.452.789 títulos estão cancelados e 108.421 suspensos, de um total de 9.927.601 eleitores cadastrados na justiça eleitoral.

No Paraná, a maioria do eleitorado é feminino, com 52,63% do total, 47,36% é masculino e 0,000131% não informaram o gênero ao TRE-PR. Além disso, 125.079 são eleitores jovens, com 15, 16 e 17 anos e 705.395 dos eleitores tem mais de 70 anos. Legalmente, esses mais de 830 mil cidadãos estão desobrigados de votar neste ano.

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