por Daniela Borsuk
com colaboração de Guilherme Becker, do RIC Mais

Marco Marcondes (PROS), que assumiu como prefeito de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba após a cassação do mandato de Nassib Kassem Hammad (PSL), fez diversas nomeações para as Secretarias Municipais, que foram publicadas em Diário Oficial nesta terça-feira (22). Entre elas, esta a nomeação de sua esposa, Giuliana Batista Dai Toso Marcondes, para assumir os cargos de Secretária Municipal da Mulher e Secretária Municipal de Assistência Social do município.

As nomeações aconteceram logo após a exoneração de 130 servidores municipais, entre secretários e cargos comissionados, da antiga gestão, com a justificativa de trazer pessoas de confiança para a Prefeitura e também reduzir custos que poderiam retornar como investimentos para a população.

Sobre a nomeação da esposa para os dois cargos, Marco Marcondes afirmou que o procedimento é considerado comum nas Prefeituras e que Giuliana “possui os requisitos necessários para fazer uma excelente gestão frente as Secretarias”. Giuliana é formada em Enfermagem pela Uniandrade, foi vice-miss Curitiba em 2014 e atualmente faz pós-graduação voltada à gestão pública.

“É de praxe em vários municípios, no Governo do Estado, a primeira-dama assumir a Secretaria de Assistência Social e a da Mulher. Então a minha esposa já me acompanha desde a época que eu era vereador, ela que liderava todo o meu trabalho social que eu fazia na cidade, presidindo associação, fazendo ações grandes em todas as datas, como Natal, Páscoa, Dia das Crianças…”

afirmou Marcondes.

Em relação às outras nomeações nas Secretarias Municipais, o prefeito Marcondes afirmou que escolheu funcionários do município que já conhecem Fazenda Rio Grande, e deu como exemplo a escolha de nomes que já estavam a mais de 20 anos como servidores.

“Sobre as nomeações, com muita responsabilidade, a gente está atendendo o pré-julgado nº 25 do Tribunal de Contas sobre os cargos em comissão, quando nós adentramos aqui a Prefeitura nós identificamos mais de 75 alterações no quadro de servidores comissionados neste um ano e dois meses da antiga gestão, então com muita responsabilidade nós estamos reformulando isso. Dentre os secretários que eu escolhi, muitos deles são funcionários de carreira, escolhi um engenheiro da Secretaria de Obras que está lá há mais de 20 anos para ser o meu secretário de Obras, na Secretaria de Administração e Finanças também o Givanildo, que tem quase 25 anos aqui dentro da Prefeitura como funcionário efetivo, também foi assim na Secretaria de Educação, na Secretaria de Saúde nós escolhemos um médico que se aposentou aqui pelo município, trabalhou no município desde a sua fundação, então com muita responsabilidade nós estamos trazendo as pessoas para dar a cara nova à nossa gestão”, explicou Marcondes.

Marcondes ainda afirmou que os nomeados em mais de uma Secretaria, como é o caso da esposa, Giuliana, devem receber apenas um salário.

“Referente ao acúmulo de Secretarias é realmente com a intenção de reduzir custo, é bom dizer para as pessoas, quem for responder por duas Secretarias vai receber um salário, não vai receber dois. Então é com estratégia de economia, trazer funcionários efetivos é também para dar uma identidade de Fazenda Rio Grande, quem conhece a cidade para trabalhar aqui no município”,

esclareceu o prefeito.

Conforme o Portal da Transparência de Fazenda Rio Grande, o salário designado para os cargos da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Assistência Social em janeiro foi de R$ 15.380,46 cada. Segundo o prefeito, a esposa irá receber somente um salário, sendo assim, o valor de R$ 15.380,46.

Giuliana ocupava cargo comissionado de Diretora Legislativa da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande até alguns meses, quando deixou o cargo em setembro de 2021, segundo a assessoria da Câmara, e parou de receber o salário como comissionada. Também em setembro havia sido marcada a primeira sessão para votação sobre a cassação do agora ex-prefeito Nassib, que foi suspensa devido a uma liminar da Justiça.

Atualização

O assessor da Câmara retificou a informação de que Giuliana deixou o cargo em setembro e afirmou que, na verdade, ela saiu da função em julho. Também foi em julho que a Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande aceitou a denúncia contra o ex-prefeito Nassib.

23 fev 2022, às 12h30. Atualizado às 15h24.
Mostrar próximo post
Carregando