Greca, vice-prefeito e vereadores de Curitiba tomam posse

Foto: Rodrigo Félix Leal, Futura Press, Estadão Conteúdo

Prefeito quer priorizar a saúde pública e tem desafio de governar para eleitores desiludidos

Depois de uma suspeita de infarto, exames no hospital Marcelino Champagnat e recuperação em casa neste sábado (31), Rafael Greca assumiu hoje a prefeitura de Curitiba.

Ele foi à cerimônia da posse em um ônibus Volvo ElectriCity como parte de seu discurso a favor de uma cidade mais sustentável

O último prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, não compareceu, tendo seu lugar ocupado pela sua vice, Mirian Gonçalves, do PT. No breve discurso da posse, Greca reforçou seu compromisso com a saúde e prometeu reduzir em 40% a máquina pública.

Também assumiram seus cargos nesta tarde de domingo (1o) o vice de Greca, Eduardo Pimentel (PSDB), e os 38 vereadores eleitos.

Desafios no segundo mandato

Greca (PMN) foi eleito prefeito de Curitiba no segundo turno das eleições de 2016 com 53,25% dos votos válidos. Seu adversário, Ney Leprevost (PSD), ficou com 46,75%.

O engenheiro e ex-ministro assume a administração da capital com o desafio de governar para uma Curitiba dividida e com eleitores desiludidos. Os números recorde de abstenções (20%) e votos nulos (11,47%) e brancos (5%) do pleito fizeram Greca afirmar que vai “reencantar as pessoas” em seu segundo mandato.

Antes mesmo de tomar posse, Greca já elegeu a saúde como prioridade da sua nova gestão – causando, inclusive, indignação por parte dos artistas de Curitiba ao suspender a 35a Oficina de Música, alegando que a verba que seria utilizada no evento seria destinada à iniciativa no setor da saúde.

Leia mais

No Boa da Pan, Rafael Greca canta e conversa consigo mesmo

Prefeito de Curitiba fala do plano de uma cidade solar

Em 1992, ele foi eleito prefeito de Curitiba pelo PDT, com o apoio do ex-prefeito Jaime Lerner, e governou a cidade de 1993 a 1996. Ele também exerceu mandatos como deputado estadual e federal, além de ter sido ministro do Turismo no governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2012, disputou a eleição para a Prefeitura de Curitiba e terminou em quarto lugar, com 10,45% dos votos válidos.

Em 2015, Greca anunciou sua filiação ao Partido da Mobilização Nacional (PMN), que nessas eleições integra a coligação “Curitiba Inovação e Amor” – PMN, PSDB, PSB, DEM, PTN, PSDC E PTdoB (PMN / PSDB / PSB / DEM / PTN / PSDC / PT do B).

Câmara Municipal de Curitiba

Também tomaram posse hoje os 38 vereadores eleitos para 17ª legislatura do município que tem fim previsto para 2020.

São 15 parlamentares “novatos” na Câmara: Zezinho Sabará (PDT), Osias Moraes (PRB), Fabiane Rosa (PSDC), Goura (PDT), Professor Euler (PSD), Thiago Ferro (PSDB), Marcos Vieira (PDT), Doutor Wolmir (PSC), Maria Manfron (PP), Katia dos Animais de Rua (SD), Mauro Bobato (PTN), Professor Silberto (PMDB), Oscalino do Povo (PTN), Doutora Maria Leticia Fagundes (PV) e Ezequias Barros (PRP).

Continuam na Câmara os reeleitos Serginho do Posto (PSDB), Beto Moraes (PSDB), Jairo Marcelino (PSD), Pier Petruzziello (PTB), Mauro Ignácio (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSD), Helio Wirbiski (PPS), Tito Zeglin (PDT), Dona Lourdes (PSB), Mestre Pop (PSC), Julieta Reis (DEM), Toninho da Farmácia (PDT), Colpani (PSB), Sabino Picolo (DEM), Cristiano Santos (PV), Tico Kuzma (Pros), Paulo Rink (PR), Geovane Fernandes (PTB), Professora Josete (PT), Cacá Pereira (PSDC), Noemia Rocha (PMDB), Bruno Pessuti (PSD) e Rogério Campos (PSC).

Secretariado e administração pública

Para ajudar a administrar a capital paranaense, Greca nomeou nove secretários. Entre eles, Marcello Richa (PSDB), filho do governador Beto Richa (PSDB), na secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Tamb~em nomeou 12 presidentes de órgãos ligados à administração municipal. Confira aqui a lista completa dos secretários e presidentes dos órgãos.

1 jan 2017, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Noite

O que de mais importante aconteceu no dia, reportagens exclusivas e análises, com Camila Andrade e Lucas Henning.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando