Fala, Marc!

por Marc Sousa
com informações do MCTI

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), se reuniram nesta quinta-feira (29) para debateram o uso de imagens produzidas por satélites brasileiros na fiscalização de obras públicas.

De acordo com o ministro da pasta, Marcos Pontes, o projeto tem chances de expandir para outras cidades a partir do resultado positivo obtido no Paraná.

“Nós vimos aqui que é possível tecnicamente fazer esse projeto funcionar. O nosso próximo passo é juntar o pessoal do ministério, do INPE, e do TCE/PR para avaliarem a questão de estrutura necessária para viabilizar a iniciativa. Com certeza, isso pode ser uma mudança de paradigma e pode ser usada em outros estados”,

disse o ministro do MCTI, Marcos Pontes.
Foto: Wesley Sousa (SEAPC/MCTI)

A partir das discussões, foi apresentado nesta sexta (30) um panorama com exemplos e metodologia de como as imagens captadas em diferentes datas pelos equipamentos nacionais realmente conseguiram acompanhar o andamento da construção de estradas, aeroportos e prédios, por exemplo.

(Foto: Reprodução/INPE)

No relatório, o Ministério da Ciência concluiu que “os órgãos vão manter o diálogo e avaliar as formas de capacitação necessárias para análise das capturas de satélite, além de produzirem um acordo de cooperação para início do projeto piloto”.

30 jul 2021, às 17h53.
Mostrar próximo post
Carregando