por Caroline Maltaca
com supervisão de Caroline Berticelli

Uma pesquisa de opinião pública contratada pelo Partido Social Liberal (PSL), e realizada pelo Paraná Pesquisa em todo o Brasil no mês de julho, apontou Lula como o favorito nas Eleições de 2022, independente de quais sejam os seus concorrentes. De acordo com o relatório, na corrida presidencial contra o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o líder do Partido Trabalhista ganharia de 43,3% dos votos, contra 38,2%.

Com a aposta do PSL em lançar como pré-candidato o apresentador Datena, a pesquisa mostrou que em diversos cenários o paulistano se encontra em terceiro lugar, passando até mesmo Ciro Gomes e João Doria. Veja as tabelas:

Cenário 1 – disputa entre todos os possíveis candidatos (Foto: Reprodução)
Canário 6 – disputa entre Lula e Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Potencial Eleitoral

Datena tem ganhado cada vez mais espaço na política. Em relação a opinião dos entrevistados sobre cada possível candidato, apenas o apresentador ganhou a maior parte dos votos na categoria “poderia votar”. Os demais, receberam a maioria como “não votaria de jeito nenhum”.

Foto: Reprodução

Demais candidatos:

  • Ciro Gomes (PDT) – 51,6% não votaria de jeito nenhum;
  • Jair Bolsonaro (sem partido) – 53,3% não votaria de jeito nenhum;
  • João Doria (PSDB) – 58,7% não votaria de jeito nenhum;
  • Lula (PT) – 46,7% não votaria de jeito nenhum;

Governo atual

De acordo com a pesquisa, 47,5% dos entrevistados avaliaram a atual gestão como ruim ou péssima e 30,4% como ótima ou boa. Ao todo, 40% aprova o Governo de Jair Bolsonaro, enquanto 55,9% desaprova. O relatório também apontou que a maior parte do público que pretende votar no atual presidente mora na região sul.

Sobre a pesquisa

De acordo com o relatório, a pesquisa foi feita com o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para o Executivo Federal em 2022 e avaliação da administração Federal. Para a sua realização foi utilizada uma amostra de 2010 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e localização geográfica.

“O trabalho de levantamento dos dados foi feito com abordagem pessoal em domicílios, com eleitores de 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 155 municípios brasileiros durante os dias 24 a 28 de julho de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas”,

explica o relatório.

29 jul 2021, às 17h53. Atualizado às 18h02.
Mostrar próximo post
Carregando