Notícias

Locais de votação funcionam até às 17h. Tire suas dúvidas sobre as eleições

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

28 de setembro de 2016 - 00:00 - Atualizado em 28 de setembro de 2016 - 00:00

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O Paraná tem 1,1 mil candidatos a prefeitos e mais de 29 mil candidatos a vereadores

Mais de 7 milhões eleitores devem ir às urnas em todo o Paraná neste domingo (02) para escolher prefeitos e vereadores de 399 cidades. De acordo com o Tribunal Eleitoral do Paraná (TER-PR), o Estado tem 1,1 mil candidatos a prefeitos e mais de 29 mil candidatos a vereadores.

Apenas cinco cidades paranaenses têm mais de 100 mil habitantes e podem ter o segundo turno: Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. O segundo turno das eleições municipais está marcado para o dia 30 de outubro.

Onde votar: Os eleitores que têm dúvida sobre local de votação devem conferir noo título de eleitor a zona eleitoral e a seção de votação. No site do TSE também é possível conferir o local de votação, basta ter em mãos o número do título de eleitor ou ainda: nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Documentos necessários para votar: O título de eleitor não é obrigatório, mas é preciso apresentar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, CNH, carteira de trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, ou certificado de reservista.

As certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas pois não têm foto.

Justificar o voto: O eleitor que não estiver no seu domicílio eleitoral pode justificar a ausência. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e um documento de identificação com foto até a sessão eleitoral mais próxima. O voto pode ser justificado até 60 dias após a votação no cartório eleitoral da cidade.