Política

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara

Eleito com 232 votos, Portela foi o nome oficial escolhido pelo PL para se candidatar à vice-presidência, ainda que o nome preferencial do governo fosse o deputado Vitor Hugo (PL-GO)

Reuters
Reuters
Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara
Plenário da Câmara dos Deputados

25 de maio de 2022 - 17:54 - Atualizado em 25 de maio de 2022 - 22:08

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (25) Lincoln Portela (PL-MG) para a vice-presidência da Casa, cargo declarado vago após o partido do presidente Jair Bolsonaro requerer o posto.

Eleito com 232 votos, Portela foi o nome oficial escolhido pelo PL para se candidatar à vice-presidência, ainda que o nome preferencial do governo fosse o deputado Vitor Hugo (PL-GO), que não chegou a ser indicado pela bancada.

Outros quatro integrantes do PL concorreram ao posto com candidaturas avulsas: Capitão Augusto (SP), Fernando Rodolfo (PE), Flávia Arruda (DF) e Bosco Costa (SE).

A legenda, que passou a abrigar Bolsonaro no ano passado, pediu o cargo sob o argumento de mudança de sigla do PL para o PSD do antigo ocupante e crítico declarado do presidente da República, deputado Marcelo Ramos (AM).

Portela, por sua vez, já tem um perfil mais alinhado com o presidente e seus aliados. Comunicador, é doutor em Teologia e em Divindade, segundo perfil na página da Câmara dos Deputados.

Os deputados também escolheram nomes para outros cargos na Mesa da Câmara, também declarados vagos após a mudança de partido de seus antigos ocupantes. Para a 2ª secretaria foi escolhido o deputado Odair Cunha (PT-MG), nome único oferecido pelo seu partido, e para a 3ª secretaria foi eleita a deputada Geovânia de Sá (PSDB-SC), também sem candidaturas adversárias.