Fala, Marc!

por Marc Sousa

Faltando duas semanas para o fim da janela partidária, políticos paranaenses já definem seus novos partidos. Seja por convicções políticas, diminuição da representatividade da sigla, possível fusão entre legendas ou por conta da composição de federações partidárias, os parlamentares já iniciaram ou mantém negociações, a fim de avaliar o melhor caminho a ser tomado.

Nos últimos dois finais de semana, por exemplo, o Paraná realizou grandes eventos de filiação, com a presença de figuras nacionais, e que já começam a desenhar o tabuleiro político para as eleições de outubro. A produção do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, apurou quais são as mudanças, por enquanto.

Na próxima sexta-feira (25), mais uma reunião deve agitar bastidores da política. O Partido Social Democrático (PSD), partido de Ratinho Júnior, vai receber pelo menos mais sete deputados estaduais. Alexandre Curi, Artagão Júnior, Jonas Guimarães, Luiz Cláudio Romanelli e Tiago Amaral, que eram do PSB, vão todos migrar para a legenda do governador. Além deles, Ademar Traiano, que é o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e Paulo Litro, que estavam no PSDB, também terão o PSD como novo destino.

Alep

Na Alep, inclusive, muitas mudanças também devem ocorrer. O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, deve ser o destino do deputado Ricardo Arruda, que está no Partido Social Liberal (PSL). Quem também está de saída do PSL é o delegado Fernando Martins, que deve se que deve filiar ao Republicanos. A legenda, que já recebeu Márcio Pacheco (ex-PDT), também será o caminho de Homero Marchese, que está deixando o Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

O Partido Social Cristão (PSC), que tinha cinco deputados, será mais uma sigla sem representantes na Alep. Gilson de Souza, Mara Lima, Wilmar Reichemback, Evandro Araújo e Mabel Canto estão de saída do partido e definindo para qual sigla vão migrar. Algumas possibilidades são PSD, Republicanos e PSDB.

Soldado Adriano José, Pedro Paulo Bazana e Rodrigo Estacho, do Partido Verde (PV), também analisam mudar de legenda, após a formação da federação partidária com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B). Nelson Luersen, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), é outro parlamentar que estuda migrar para outro partido e vai bater o martelo nos próximos dias.

O Cidadania também deve ficar desfalcado na Assembleia. Cristina Silvestri vai migrar para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda de César Silvestri Filho, que é pré-candidato ao governo do Estado. E Tercílio Turini já recebeu convite para filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Outros que já oficializaram a mudança são Tião Medeiros e Guto Silva, que se filiaram ao Partido Progressista (PP), e Requião Filho, que deixou o MDB e foi para o PT, acompanhando o pai, que foi recebido no partido em evento no último fim de semana, com a presença do ex-presidente Lula.

Federal

Na esfera federal, o PSD já recebeu Leandre, que era do PV, e Luísa Canziani, que estava no PTB. O Progressistas filiou Christiane Yared, Evandro Roman e Pedro Lupion. O Republicanos é a nova casa de Diego Garcia, que deixou o Podemos, enquanto que Luizão Goulart saiu do Republicanos e foi para o Solidariedade. Além disso, é grande a expectativa de que Felipe Barros e Aline Sleutjes, ambos do PSL, estejam de malas prontas para se filiarem ao Partido Liberal (PL).

21 mar 2022, às 18h11. Atualizado às 18h15.
Mostrar próximo post
Carregando