BRASÍLIA (Reuters) – A Polícia Federal disse em inquérito enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o presidente Jair Bolsonaro teve “atuação direta e relevante” na promoção de desinformação sobre o sistema eleitoral brasileiro ao realizar uma transmissão ao vivo nas redes sociais questionando a lisura e a segurança da votação no Brasil.

“Este inquérito permitiu identificar a atuação direta e relevante do Exmo. Sr. presidente da República Jair Messias Bolsonaro na promoção da ação de desinformação, aderindo a um padrão de atuação já empregado por integrantes de governos de outros países”, afirmou a delegada da PF Denisse Ribeiro no inquérito.

“Em resumo, a live presidencial foi realizada com o nítido propósito de desinformar e de levar parcelas da população a erro quanto à lisura do sistema de votação, questionando a correção dos atos dos agentes públicos envolvidos no processo eleitoral (preparação, organização, eleição, apuração e divulgação do resultado), ao mesmo tempo em que, ao promover a desinformação, alimenta teorias que promovem fortalecimento dos laços que unem seguidores de determinada ideologia dita conservadora.”

A Reuters teve acesso ao inquérito após o sigilo que pairava sobre o documento ser revogado na noite de quinta-feira.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais em agosto, Bolsonaro lançou, sem provas como ele mesmo afirmou à ocasião, uma série de dúvidas sobre o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996, quando repetiu alegações e informações falsas já anteriormente desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente repete com frequência, e sem apresentar quaisquer provas de sua afirmações, que houve fraude na eleição de 2018, vencida por ele, e que ele teria vencido o pleito no primeiro turno.

Após a live de Bolsonaro, Moraes decidiu incluir a transmissão no chamado inquérito das fake news. A PF deve encaminhar também suas conclusões à Procuradoria-Geral da República (PGR) a quem cabe decidir se denuncia os investigados à Justiça.

Procurado, o Palácio do Planalto não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

(Reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)

Por Ricardo Brito

17 dez 2021, às 09h59. Atualizado às 10h28.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Tarde
Mostrar próximo post
Carregando