Fala, Marc!

por Marc Sousa

O secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, declarou na manhã desta quarta-feira (22), em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã Paraná, da rádio Jovem Pan, que pretende convocar todos os aprovados nos concursos da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Atualmente, quase 3 mil concurseiros aguardam a convocação.

O secretário destacou que entende a ansiedade dos aprovados, mas pede paciência. “Eu já fui concurseiro por mais de uma vez, tanto para Forças Armadas e depois para Polícia Federal, eu sei deste momento, um momento de muita angústia”, comentou.

Mesquita ainda comentou que a expectativa é que todos os aprovados sejam convocados o mais rápido possível. O secretário ainda revelou a necessidade das convocações para a reposição do quadro de servidores. “A gente tem aposentadoria todo ano, aproximadamente mil integrantes da segurança pública se aposentam todo ano, e não conseguimos repor o quadro”, disse.

“Me conforta como gestor público que estamos com dois concursos em andamento na fase final, e vamos começar a formação. Hoje temos a orientação do governador de aproveitar todos que estão previstos no edital. Ele sabe da situação que precisamos do efetivo […] A secretária de segurança solicitou a secretaria da fazenda o ajuste orçamentário, que é a principal questão – o secretário Renê que está me ouvindo aqui provavelmente – para que a gente possa aproveitar 100% do edital, ou seja, 2.400 policiais militares, 150 delegados de polícia, 200 investigadores e 50 papiloscopistas. Então esta é a expectativa. A ideia é chamar todos”,

completou Mesquita.

Para os suplentes, o secretário pediu para que mantenham o condicionamento físico e mental, pois desistências podem acontecer e até reprovações.

Polêmica da ‘Cláusula de Barreira’

O secretário aproveitou a entrevista para comentar sobre questionamentos pertinentes a respeito da “quebra de cláusula de barreira”. Segundo Mesquita, muitos concurseiros, que não estão na lista de aprovados, mas obtiveram a nota mínima de corte, cobram que sejam convocados.

“No concurso público você tem que ser aprovado e classificado, não basta só ser aprovado. Se a nota de corte é 6 e eu tirei 6,1, eu estou dentro, tenho direito, não é assim. Você tem que ter a nota mínima e estar dentro das vagas previstas pelo edital e demais previsões dentro do edital”,

pontuou o secretário.

Mesquita ainda comentou que este grupo – de não aprovados, que tiraram acima da nota de corte e querem uma vaga – podem sofrer reviravoltas na condição, pois já foi decidido pela inconstitucionalidade.

“Existe um grupo que ainda defende que quebre as cláusulas do edital e todo mundo que tirou nota mínima seja aprovado. Infelizmente isso já foi decidido pela inconstitucionalidade. Recentemente a CCJ da Alep também decidiu pela inconstitucionalidade. Então, para esses aí a expectativa é muito remota”,

declarou Mesquita.

Confira o comentário do secretário sobre os concursos que estão na fase final no Paraná:

22 jun 2022, às 10h31. Atualizado às 10h33.
Mostrar próximo post
Carregando