Uma reunião de alinhamento foi realizada na manhã de quarta-feira (9) entre a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) e o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva.

Participaram da videoconferência, além do presidente da Cacinor, Rafael Canali, diversos presidentes de associações comerciais e empresariais assistidas pela coordenadoria. “Agradecemos o secretário chefe, pois ações como estas aproximam a Cacinor do Governo do Estado e ajudam muito na conquista de soluções para beneficiar a economia local”, destacou Canali.

Guto Silva citou algumas demandas que poderão ser atendidas pelo Governo do Estado e que foram encaminhadas pela Carta de Intenções da Cacinor direcionada ao governador Ratinho Jr no mês de abril. O secretário chefe, por meio da assessoria da Casa Civil do Paraná, elaborou um documento com todas as tratativas e que ficará à disposição da Cacinor e das associações comerciais e empresariais de toda a região.

“Naquele documento da Cacinor, eu sei que é o sonho das regiões, realmente se tratou de uma carta de intenções bem completa. Naturalmente, algumas questões podem ser avançadas e outras demandam planejamento a longo prazo”, ponderou Guto Silva, que destacou, dentre outras iniciativas já planejadas, investimentos de infraestrutura em rodovias que contemplam as duas regiões do Paraná e que favorecerão o desenvolvimento econômico dos municípios.

O secretário chefe chamou a atenção, durante a videoconferência, para alguns pedidos envolvendo capacitação na área da Educação. E disse haver um desafio por parte do Estado em divulgar melhor tudo que dispõe para auxiliar neste sentido. “Vamos demandar junto aos núcleos de Educação para poder sincronizar tudo o que o Estado oferece para que a gente consiga, junto com as associações comerciais, implementar ações de capacitações e treinamentos, as quais tanto auxiliam no processo educacional.”

Ainda sobre os desafios na infraestrutura, Guto Silva comentou que o setor agroindustrial do Paraná dobra de tamanho há cada dez anos, e a infraestrutura envolvendo rodovias sofre com a falta de modernização. “As estruturas vicinais do nosso Estado datam da década de 1980. Estamos agora trabalhando fortemente na renovação das praças de pedágios e a intenção é conquistar mais recursos para também melhorar essas estradas”, disse.

Radiografia regional

A ideia é que, com o documento disponibilizado pela Casa Civil, seja possível visualizar uma espécie de radiografia para cada ponto essencial discutido e que são importantes para o desenvolvimento regional no Estado.

Guto Silva lembrou que algumas ações são do Governo Federal e outras devem envolver o Poder Executivo de cada município. No entanto, reforçou a importância de se manter este diálogo estreito junto à grande força produtiva paranaense que perpassa pelo espírito empreendedor de cada empresário e comerciante, atuantes na área de atuação da Cacinor.

“Não tragam para o Governo sonhos sem estruturá-los. Tragam o cardápio: o que a região precisa pontualmente? Se não, perdemos muita energia sem pouca efetividade. Temos que traduzir para o Governo e sua máquina quais ações, orçamentos e questões são mais pontuais. E isso a Cacinor nos apresentou de uma maneira brilhante. Meus parabéns a todos vocês”,

ressaltou Guto Silva.

10 jun 2021, às 11h31. Atualizado em: 13 jan 2022 às 16h09.
Mostrar próximo post
Carregando