Câmara Municipal de Curitiba homenageia Grupo RIC pelos 35 anos de fundação

Publicado em 6 dez 2022, às 10h38. Atualizado às 13h19.

O Grupo RIC foi homenageado pelo 35º aniversário durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O presidente e co-fundador Leonardo Petrelli recebeu das mãos do vereador Osias Moraes (Republicanos) um certificado com votos de congratulações e foi aplaudido pelos participantes do plenário.

O presidente do Grupo RIC esteve acompanhado de André Luiz Ferreira dos Santos, diretor administrativo e financeiro, André Fronza, diretor corporativo de estratégia e tecnologia, Marcelo Requena, diretor de mercado e soluções integradas, Marcus Yabe, diretor corporativo de produto, conteúdo e convergência, Kelcybel da Silva, coordenadora do instituto RIC, e Laila Sol e Silva, head de marketing do grupo.

Homenagem ao Grupo RIC

A sessão desta terça-feira (6) foi aberta pelo presidente da CMC, Tico Kusma (Pros), por volta das 9h15. Logo no início, após a 1ª secretária, Flávia Francischini (União), ler as pautas do dia, a palavra foi passada ao vereador Osias Moraes, que propôs a homenagem ao Grupo RIC.

“Um dia importante na nossa casa, com a presença de Leonardo Petrelli junto com seu grupo. Oferecemos nesta casa uma justa homenagem pelos 35 anos do Grupo RIC, em serviços que são prestados ao longo dos anos e são de extrema importância a toda população, comunicando e valorizando a nossa gente através dos 14 canais de informação. Entretenimento e interação, as formas de informar se modificam, mas os princípios que os fizeram crescer permanecem”, destacou o vereador.

Osias ainda reforçou o compromisso do Grupo RIC com o jornalismo e com a informação e destacou os investimentos do maior grupo multimídia do estado do Paraná. “Nosso reconhecimento pela evolução e consolidação pelo maior grupo multimídia do estado do Paraná. Estendo a homenagem especial a Karla Petrelli, presidente do Instituto RIC”, completou Osias.

Na sequência, Leonardo Petrelli agradeceu o reconhecimento da CMC e destacou o importante trabalho desempenhado pelos representantes da Câmara.

“35 anos atrás meu pai, Mario Petrelli, me desafiou no projeto da Rede Manchete aqui no Paraná, a Rede Independência de Comunicação (RUIC) nascia e, hoje, se consolida como maior grupo de comunicação multimídia do Paraná e que recebe com muita honra essa homenagem da Câmara Municipal de Curitiba”, disse Petrelli.

O presidente do grupo ainda reforçou a importância da RIC na vida dos paranaenses, que atinge mais de 300 municípios do estado. No discurso, Petrelli ressaltou o slogan do novo projeto, ‘Vem que o futuro chama você’, que ampliará a estrutura do grupo referência em jornalismo no Paraná.

“Nossa paixão vai transformar o mundo”, finalizou Petrelli.

(Foto: Beatriz Frehner/ RICtv)

No final, o presidente do Grupo RIC recebeu o certificado, e a coordenadora do Instituto RIC foi presenteada com flores.

LEIA O DISCURSO NA ÍNTEGRA DE LEONARDO PETRELLI

PREZADO VEREADOR TICO KUZMA, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA,

PREZADO VEREADOR OSIAS MORAES, PROPONENTE DESSA HOMENAGEM AO GRUPO RIC,

PREZADOS SENHORES VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, DEMAIS AUTORIDADES E PÚBLICO PRESENTE.

TRINTA E CINCO ANOS ATRÁS MEU PAI, MÁRIO PETRELLI, ME DESAFIOU PARA INICIAR JUNTO COM ELE O PROJETO DA REDE MANCHETE NO PARANÁ. ESSE FOI O INÍCIO DA RIC – A REDE INDEPENDÊNCIA  DE COMUNICAÇÃO – QUE HOJE SE CONSOLIDA COMO O MAIOR GRUPO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA DO PARANÁ. E QUE RECEBE, COM MUITA HONRA, ESSA HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA. 

ENTENDEMOS SER DA MAIOR IMPORTÂNCIA O QUALIFICADO TRABALHO DOS VEREADORES NA VIDA DA POPULAÇÃO CURITIBANA. E É POR ESSA RAZÃO QUE ACOMPANHAMOS SUAS INICIATIVAS E AS COMUNICAMOS AO NOSSO PÚBLICO.

MEU PAI NOS DEIXOU HÁ DOIS ANOS E SEU LEGADO É CERTAMENTE MAIOR DO QUE AS EMPRESAS QUE FUNDOU E FEZ CRESCER. ATÉ SUA DESPEDIDA, ELE CONSERVOU NOS OLHOS O BRILHO DOS PRIMEIROS TEMPOS, O SONHO DE PROMOVER UM MUNDO MELHOR PARA A NOSSA GENTE, POR MEIO DA COMUNICAÇÃO.

E É ESSE SONHO QUE PERSEGUIMOS. 

SÃO 35 ANOS VALORIZANDO O NOSSO SOTAQUE E A NOSSA TERRA.

HOJE O GRUPO RIC TEM 14 VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO. PRODUZIMOS 1650 HORAS DE PROGRAMAÇÃO PRÓPRIA, COM INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO QUE GERAM 190 MILHÕES DE IMPACTOS A CADA MÊS.

SOMOS O MAIOR AFILIADO NACIONAL DA REDE RECORD E DA REDE JOVEM PAN. ESTAMOS EM MAIS DE 300 MUNICÍPIOS PARANAENSES COM A RIC TV, O PORTAL DE NOTÍCIAS RIC MAIS E O R7, AS RÁDIOS JOVEM PAN FM, JOVEM PAN NEWS E A RÁDIO FOLHA FM. 

FALAMOS A LINGUAGEM POPULAR MAS TAMBÉM FALAMOS SOBRE ESTILO DE VIDA COM A NOSSA PLATAFORMA TOPVIEW. E AINDA FAZEMOS PODCASTS, VIDEOCASTS, REALITY SHOWS. PRODUZIMOS CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE PARA A NOSSA AUDIÊNCIA E EMPRESAS QUE BUSCAM O MELHOR DA NOTÍCIA E DO ENTRETENIMENTO.

MAIS DO QUE ISSO, GERAMOS CONEXÕES SOCIAIS REALIZANDO PREMIAÇÕES  QUE RECONHECEM OS NOSSOS TALENTOS. 

MAL SAÍDOS DA PANDEMIA DA COVID-19, QUE MALTRATOU A TODA A SOCIEDADE, SUSPENDENDO OU ADIANDO PLANOS, CONSEGUIMOS NESTE ANO CONCLUIR VÁRIOS PROJETOS IMPORTANTES. LANÇAMOS O SINAL E PROGRAMAÇÃO PRÓPRIA DA RÁDIO JOVEM PAN NEWS EM CURITIBA, LONDRINA E MARINGÁ. E INAUGURAMOS DUAS SEDES NOVAS DO GRUPO RIC EM CASCAVEL E EM MARINGÁ, AMPLIANDO NOSSA PRESENÇA NAS REGIÕES OESTE E NOROESTE DO PARANÁ.

SENHORES VEREADORES,

O QUE NOS MOVE DE FORMA TÃO INTENSA E ENTUSIASTA NA CONSOLIDAÇÃO DO GRUPO RIC É O MESMO SONHO E O MESMO BRILHO NOS OLHOS DE 35 ANOS ATRÁS. MAS EU DIRIA QUE HÁ UM COMPONENTE EXTRA: NESTA ERA DE TRANSFORMAÇÕES QUE ESTAMOS VIVENDO NÃO HÁ NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO QUEM NÃO PRENDA A RESPIRAÇÃO DIANTE DO QUE ESTÁ POR VIR.

NA ÚLTIMA DÉCADA, A COMUNICAÇÃO E O MARKETING DIGITAL MUDARAM RADICALMENTE. AS MÍDIAS SOCIAIS E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS SUBVERTERAM A MANEIRA COMO NOS COMUNICAMOS E INTERAGIMOS COM O PÚBLICO E COM NOSSOS CLIENTES.

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL MUDOU A MANEIRA DE FAZER TV, DE FAZER RÁDIO, DE FAZER JORNAL. TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO HOJE ANCORADOS NA INTERNET. 

E A REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES AINDA NOS TROUXE AS REDES SOCIAIS, UM TERRITÓRIO QUE ABRIU ESPAÇO PARA O BOM E PARA O RUIM, PROVOCANDO OUTRO TIPO DE MUDANÇA: O SURGIMENTO DE NOVOS PRODUTORES DE INFORMAÇÃO, QUE NÃO ESTÃO LIGADOS AO JORNALISMO.

O LADO BOM É CERTAMENTE A FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO, A POSSIBILIDADE DE QUE MAIS PESSOAS EXPRESSEM SEUS SENTIMENTOS E SUAS VONTADES, DEFENDAM SUAS CAUSAS, GANHEM VISIBILIDADE, FAÇAM NEGÓCIOS, ABRAM ESPAÇO NA SOCIEDADE. 

MAS JUNTO COM ISSO VEIO O USO INDISCRIMINADO DOS CANAIS SOCIAIS POR PESSOAS QUE NEM SEMPRE OLHAM PARA O BEM COMUM, E QUE QUEREM IMPOR SUAS VONTADES MESMO QUE TENHAM QUE INVENTAR, MENTIR, DISTORCER A VERDADE. 

É UM TEMPO EM QUE AS NOSSAS MARCAS  – RICTV, O PORTAL RIC MAIS E O R7, AS RÁDIOS JOVEM PAN FM E NEWS, A PLATAFORMA TOPVIEW – CRESCEM EM RESPONSABILIDADE E CREDIBILIDADE, PORQUE FAZEM O JORNALISMO CRITERIOSO E ÉTICO DE QUE O MUNDO PRECISA

POR OUTRO LADO, TAMBÉM CUIDAMOS DE UM NEGÓCIO QUE DEVE SER FINANCEIRAMENTE SUSTENTÁVEL. GERAMOS PELO MENOS 600 EMPREGOS DIRETOS E INCONTÁVEIS OPORTUNIDADES DE TRABALHO NA SOCIEDADE. PRECISAMOS TER OS OLHOS NO FUTURO PARA ANTECIPAR TENDÊNCIAS E NAVEGAR COM MAIS DESENVOLTURA PELO DESCONHECIDO.

MAS VOLTEMOS AO GRUPO RIC! 

EM 2022, CAROS VEREADORES, TAMBÉM LANÇAMOS A NOVA MARCA DO GRUPO RIC. A CAMPANHA DE LANÇAMENTO CONVIDOU OS PARANAENSES A VIVER O NOVO, A OLHAR PRA FRENTE E A SE ENGAJAR CONOSCO NA LUTA DIÁRIA POR DIAS SEMPRE MELHORES.

“VEM QUE O FUTURO CHAMA VOCÊ!” 

FOI ASSIM QUE EXPRESSAMOS NOSSO DESEJO DE SER CADA VEZ MAIS A VOZ DA NOSSA AUDIÊNCIA. E PARA ISSO INVESTIMOS EM EQUIPAMENTOS DE PONTA, EM ESTÚDIOS MODERNOS, NA FORMAÇÃO DE TALENTOS, NO CONTATO COM NOSSO PÚBLICO, NA ATENÇÃO ÀS PESSOAS SOCIALMENTE FRAGILIZADAS. PERSEGUIMOS O INTERESSE PÚBLICO, EMPRESTAMOS NOSSA MARCA ÀS MELHORES CAUSAS.

NOSSAS EQUIPES SÃO FORMADAS POR JORNALISTAS, PRODUTORES, APRESENTADORES, PUBLICITÁRIOS, GESTORES E MUITOS OUTROS PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ESPECIALIZAÇÕES, DESDE O ESTAGIÁRIO AO TIME DE DIRETORES. 

E TODOS ELES ASSUMEM CONOSCO O COMPROMISSO DE AMPLIFICAR A VOZ DA SOCIEDADE. NOSSO ESFORÇO RASGA AS BOLHAS EM QUE MUITAS VEZES AS PESSOAS SE ESCONDEM E QUE AS IMPEDEM DE ENXERGAR O TODO.

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO TRANSCENDE A EXISTÊNCIA DO PRÓPRIO NEGÓCIO. É PRECISO OLHAR ALÉM, PARA O PAPEL QUE NOS CABE NA FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA CRÍTICA, NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, NA CONDIÇÃO DE PORTA-VOZES DO PÚBLICO. ESTAMOS SEMPRE RECEBENDO E REVERBERANDO SUAS DEMANDAS, PARTICIPANDO DO ESFORÇO POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, UMA ECONOMIA MAIS VIGOROSA, UM FUTURO DE MAIS GARANTIAS PARA TODOS.

FAZEMOS DIARIAMENTE ESSE CONVITE: VENHAM CONOSCO. NÓS TRABALHAMOS PARA ENGRANDECER A SOCIEDADE. É NISSO QUE ACREDITAMOS!

POR FIM, CAROS SENHORES VEREADORES, GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO NOS ANAIS DESTA CÂMARA UM MANIFESTO DO GRUPO RIC, QUE ESTÁ ESTAMPADO EM NOSSO SITE CORPORATIVO, E RESUME OS NOSSOS PRINCÍPIOS. 

É O QUE CHAMAMOS DE DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DA COMUNICAÇÃO. NÃO É À TOA QUE INDEPENDÊNCIA FAZ PARTE DO NOSSO NOME:

“DECLARAMOS A COMUNICAÇÃO LIVRE E INDEPENDENTE.

INDEPENDENTE PARA EXPLORAR NOVOS HORIZONTES.

INDEPENDENTE PARA TRILHAR O SEU PRÓPRIO CAMINHO.

INDEPENDENTE PARA OUSAR. INDEPENDENTE PARA INOVAR.

INDEPENDENTE PARA TRANSFORMAR. INDEPENDENTE PARA SURPREENDER.

INDEPENDENTE PARA EMOCIONAR.

INDEPENDENTE PARA SER TUDO O QUE ELA PODE SER.

INDEPENDENTE PARA FAZER UM MUNDO MELHOR.”

MAIS QUE UM NOME, GRUPO RIC É O REGISTRO PÚBLICO DA NOSSA DEVOÇÃO E NOSSA OBSTINAÇÃO POR UMA COMUNICAÇÃO LIVRE, INOVADORA E TRANSFORMADORA. BEM-VINDOS TODOS AQUELES E AQUELAS QUE TAMBÉM ACREDITAM QUE A COMUNICAÇÃO PODE SER MAIS. NOSSA PAIXÃO VAI TRANSFORMAR O MUNDO! MUITO OBRIGADO!

O Grupo RIC

Fundada em 1987 por Mário Petrelli e seu filho, Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Estado do Paraná, atuando com seus produtos multiplataforma.

O Grupo é formado por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record: RICtv, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste. Também possui as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina e a Folha FM Londrina, além do portal RIC Mais; revista TOPVIEW; a Spark, a plataforma de influenciadores digitais do Grupo; e o Instituto RIC de Atitude Social.

Há ainda investimentos em novas unidades de negócios, como o RIC Lab e a Quintal Venture, dois braços de inovação da empresa. A nova marca do Grupo RIC, lançada em maio, veio com o mote “Vem que o futuro chama você”. Maior afiliado da Record e da Jovem Pan, o grupo fala com 6 milhões de telespectadores de TV, 4 milhões no rádio, 5 milhões no portal RIC Mais e tem 3 milhões de inscritos nos canais do Youtube.

Mostrar próximo post
Carregando