por Redação RIC.com.br
com informações do grupo Paraná Pós-Pandemia

O grupo Paraná Pós-Pandemia esteve em duas escolas estaduais de Curitiba na quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29), para conscientizar sobre a importância de ser um cidadão ativo politicamente e facilitar o acesso de jovens de baixa renda às ferramentas digitais para emissão do primeiro título de eleitor. Nos dois dias de ação foram viabilizados cerca de 100 novos documentos.

A menos de uma semana do dia 4 de maio, quando termina o prazo para emissão e regularização do título de eleitor, cerca de 1,1 milhão de jovens entre 16 e 17 anos se cadastraram para votar. Esse número representa apenas 20% do eleitorado nesta faixa etária no Brasil.

Paraná

No Paraná, a mobilização política de jovens com menos de 18 anos despencou nos últimos quatro anos. Em janeiro de 2018, o estado contava com 82.028 eleitores paranaenses menores de 18 anos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já em janeiro de 2022, esse número caiu para 35.548, uma queda de 56,66%. Os números sugerem um afastamento desta geração dos direitos e deveres políticos.

Embora as novas ferramentas digitais do TSE tenham facilitado os caminhos para emitir o título de eleitor, as barreiras sociais ainda têm grande impacto na não adesão deste público, como ressalta o especialista em políticas públicas e um dos idealizadores desta ação, Marcus Ganter.

“Muitos destes jovens não têm acesso a smartphones e redes de internet para realizar o preenchimento do cadastro e envio de documentos. Gostaríamos de ajudá-los a transpor essa barreira oferecendo a infraestrutura necessária para garantir esse direito de escolherem seus representantes”,

afirma.

Ele também expõe que promover esta pauta nos centros de ensino já é uma forma de despertar o espírito democrático nessa faixa etária. “Levar estas discussões para dentro do ambiente escolar também é uma forma de mostrar aos jovens que eles são fundamentais para promover uma sociedade mais justa e democrática”.

Para o estudante Lucas Massinhã, de 17 anos, ter orientação e estrutura na escola foi fundamental para ele conseguir tirar seu título de eleitor.

“Facilitou muito para nós. Estava correndo com o alistamento no Exército e se não tivesse essa estrutura aqui provavelmente não ia conseguir fazer o documento”.

relatou.

Também a jovem Ana Paula Tuchinski, de 16 anos, comentou que o incentivo na escola foi fundamental para fazer o processo. “Foi uma experiência incrível, porque eu mesma, se fosse em casa, iria esperar até os 18 anos para tirar o título. Esse incentivo e orientação no colégio foram essenciais.” E ainda deixou um recado para quem ainda não está apto a participar desse processo democrático: “A gente pode decidir o nosso futuro e do nosso país, a escolha está em nossas mãos”, disse.

Paraná Pós-Pandemia

O Paraná Pós-Pandemia é uma organização voluntária e apartidária com o objetivo de contribuir para a retomada do crescimento pós-pandemia do Paraná por meio do desenvolvimento sustentável e da geração de oportunidades.

29 abr 2022, às 16h32. Atualizado às 16h36.
Mostrar próximo post
Carregando