por Guilherme Becker
com informações do site Metrópoles

O nome do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, está envolvido em uma polêmica envolvendo assédio sexual contra funcionárias. Nesta terça-feira (28), o site Metrópoles revelou que mulheres realizaram denúncias contra Guimarães e o caso é investigado sob sigilo pelo Ministério Público Federal (MPF).

Pedro Guimarães, de 51 anos, é próximo de Jair Bolsonaro e ganhou destaque na época da pandemia, principalmente no momento em que anunciava o Auxílio Emergencial. O executivo da Caixa até sondou uma candidatura nas eleições deste ano, porém, os primeiros índices de intenções de voto esfriaram a possível disputa eleitoral.

Nesta terça-feira (28), quando as denúncias de assédio sexual foram expostas pelo site Metrópoles, Guimarães estava com Bolsonaro acompanhando a entrega de moradias populares no estado de Alagoas. Desde o início do governo de Bolsonaro, Guimarães está a frente da presidência da Caixa e é apontado como um dos braços fortes da gestão.

Denúncias de assédio

As funcionárias que revelaram os casos de assédio aceitaram gravar vídeos para o Metrópoles. As identidades das mulheres não foram reveladas para preservar as vítimas. Nos relatos, as funcionárias confessaram que a maioria dos casos aconteceram durante viagens a trabalho.

As denúncias indicam que o presidente da Caixa fazia convites e colocava as mulheres em situações constrangedoras. Os episódios aconteceram em quartos de hotel, na piscina dos estabelecimentos e até envolveram outros funcionários do banco.

Existe a expectativa para um pronunciamento de Guimarães sobre o caso nesta quarta-feira (29).

29 jun 2022, às 10h20.
Mostrar próximo post
Carregando