Política

TCE-PR e Ministério da Ciência e Tecnologia vão assinar acordo para uso de satélites na fiscalização de obras

Presidente Jair Bolsonaro deve participar da cerimônia. O período de testes se concentrou em obras paranaenses

TCE-PR e Ministério da Ciência e Tecnologia  vão assinar acordo para uso de satélites na fiscalização de obras
Fiscalização de obras via satélite está programada para ser oficializada dia 24 (Foto: Reprodução/TCE)

19 de novembro de 2021 - 17:44 - Atualizado em 19 de novembro de 2021 - 19:26

A assinatura de um acordo que vai permitir o uso de alta tecnologia, com uso de satélites, para facilitar e intensificar a fiscalização de obras públicas está marcado para a próxima quarta-feira (24). De acordo com a assessoria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o evento deve ocorrer em Brasília, às 18h. A participação do presidente Jair Bolsonaro ainda não foi confirmada pelo Planalto, mas deve ser anunciada nos próximos dias. O evento também contará com a presença do Ministro Marcos Pontes e do presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Fábio Carmargo.

A nova tecnologia foi testada em algumas cidades do Paraná. De acordo com o TCE-PR, a partir de imagens de satélites foi possível acompanhar detalhes da evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas. O inédito formato de fiscalização é um projeto que conta com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), numa parceria com o TCE e o MCTI.

O evento de oficialização foi discutido durante a tarde desta sexta (19) e, de acordo com o MCTI a proposta é levar o projeto para todo o país. Por causa da expertise da Corte de Contas paranaense com a nova tecnologia, o órgão funcionará como uma espécie de central nacional, e poderá oferecer treinamento para outros estados.