por Mônica Ferreira
Com informações do TSE

Em época de eleições, algumas dúvidas são frequentes, como: quais documentos devo levar para votar? Pensando nisso, o RIC Mais preparou uma lista que pode te guiar neste momento.  Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor deve ter em mãos alguns documentos oficiais com foto, que comprovem a sua identidade, que também são aceitos de forma digital. 

  • Título de eleitor ou e-Título;
  • Carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho; 
  • Carteira nacional de habilitação.

O TSE ainda informa que os documentos podem ser aceitos mesmo com a data de validade expirada. A exigência é que a identidade do eleitor seja comprovada. 

Posso votar sem o título eleitoral?

Outra pergunta frequente sobre os documentos é: Posso votar sem título eleitoral? O órgão oficial afirma que sim. No entanto, ainda sim é preciso comprovar, obrigatoriamente, a sua identidade por meio de um documento oficial com foto. 

Mesmo sem apresentar o título para votar, o eleitor deve saber qual a seção eleitoral.

Segundo o TSE,  os eleitores com cadastro da biometria também precisam levar documentos oficiais com foto para comprovar a identidade.

5 jul 2022, às 05h41. Atualizado em: 4 jul 2022 às 16h10.
Mostrar próximo post
Carregando