Os grupos RIC, do Paraná, e ND, de Santa Catarina, divulgaram nesta segunda-feira (24) pesquisa de intenção de voto para as eleições 2022. O levantamento mostrou a opinião dos paranaenses e dos catarinenses sobre a corrida presidencial do ano que vem, a gestão de Jair Bolsonaro e a respeito da condução do presidente frente à pandemia.

Intenção de voto e rejeição

Enquanto em nível nacional Lula lidera em intenção de voto, sustentado pelas preferências eleitorais do Sudeste, Nordeste e Norte, com 37% x 27% de Bolsonaro, em Santa Catarina e Paraná inverte-se o cenário, com vantagem para Bolsonaro, e mais significativa entre os catarinenses 44% x 22% a favor do Presidente.

O mesmo se constata quanto aos índices de rejeição. Os catarinenses rejeitam Lula na ordem de 48% de indicações, diante de Bolsonaro no patamar de 35%. No plano nacional, atualmente, o placar é 52% x 28%, de manifestações negativas ao Presidente Bolsonaro.

Também em relação ao simulado de segundo turno eleitoral, a situação é dispare entre o resultado nacional e o estadual. Em Santa Catarina Bolsonaro venceria 52% x 31%, no Brasil, ao contrário, 51% x 31%. Situação similar se verificou no Estado de Paraná, 45% x 38%, ainda desfavorável ao ex-presidente Lula.

Avaliações sobre Bolsonaro

O Presidente Bolsonaro tem sua gestão avaliada de um modo geral insatisfatória, ruim + péssima 55% na ótica dos eleitores brasileiros. Por outro lado, para os catarinenses, é classificado de forma positiva, ótima + boa 49% de indicações. No Paraná, neste quesito, as declarações se aproximam, ótima + boa 44%, ruim + péssima 37%, mas ainda favorecem ao Presidente Bolsonaro.

Já em relação a atuação do governo diante da pandemia Covid-19, a leitura é de reprovação, menos expressiva em Santa Catarina 43% x 41%, mais significativas no Paraná 44% x 41%, mais ainda no âmbito nacional, 57% x 25%.

Posicionamentos do eleitor

A preferência por candidato que se posicionou dando prioridade à Saúde, com restrições de várias atividades econômicas em contraparte à priorização da Economia, sem restrições de várias atividades econômicas, é o posicionamento predominante em termos de Brasil, 43% x 33%. Comportamento similar de Paraná 43% x 31%. No entanto em Santa Catarina, dividem-se as posições 36% a favor da Economia e 30% a favor da saúde e os que não se decidiram 33%, portanto, empate técnico estatístico, diante da margem de erro amostral da pesquisa.

Em relação a condutas do eleitor com reflexos na sua escolha futura de candidato a presidente, apontam em Santa Catarina a tendência de apoio a Bolsonaro (36%), diante das opções antibolsonarista e antipetista, e de “outra opção” não polarizada (24%). Para os brasileiros esta correção muda ligeiramente, outra opção 29%, apoio ao presidente 21%.

Sobre a perspectiva da situação socioeconômica brasileira até o final do ano, tanto no resultado Brasil, como em Santa Catarina e Paraná, 33% dos entrevistados, um terço dos entrevistados mostram-se pessimistas, “vai piorar”. O lado otimista, “vai melhorar”, é expresso na ordem de um quarto dos pesquisados pelo Instituto MAPA.

25 maio 2021, às 17h36. Atualizado às 20h28.
Mostrar próximo post
Carregando