O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta terça-feira (15) sobre a invasão a uma igreja de Curitiba, promovida pelo vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), Renato Freitas. Na ocasião, o representante curitibano foi apontado como líder de um ato contra o racismo, que terminou com manifestantes dentro da igreja do Rosário de São Benedito, no Centro Histórico da capital paranaense.

Durante uma entrevista a rádio Banda B, o ex-presidente declarou que Renato Freitas errou em motivar os manifestantes a invadirem a igreja. Lula ainda pediu que o vereador peça desculpa a todos.

“Nosso vereador tem o direito de fazer protesto contra o racismo, mas o que ele não tem o direito é de invadir igreja. O que ele não tem direito é de entrar em uma casa religiosa para fazer o seu protesto. Então ele está errado. E se ele está errado ele precisa humildemente entender que a palavra desculpa não é uma palavra que diminui a pessoa”,

disse Lula. 

Na última semana, Freitas já havia proferido um pedido de desculpas pelo ato. “Algumas pessoas se sentiram profundamente ofendidas e a elas eu peço perdão, pois não foi, de fato, a intenção de magoar ou ofender o credo de ninguém, até porque eu mesmo sou cristão”, afirmou o vereador.

Na entrevista, Lula ainda ressaltou que a atitude do vereador pode servir de lição, principalmente para promover diariamente o ato da democracia.

“Esse menino por ser jovem ele cometeu um abuso, ele portanto tem o direito de pedir desculpa, tem o direito de ser desculpado, de ser perdoado. Quem sabe isso tenha sido a grande lição da vida dele, para ele perceber que o exercício da democracia tem limite na hora que isso fere os interesses dos outros. É importante que ele saiba conviver assim. É importante que ele saiba para que nunca mais adentre em um templo religioso para protestar”,

declarou Lula.

No final, o ex-presidente ainda destacou que o partido irá defender o vereador contra uma possível cassação. “Nós vamos te defender, não vamos querer que você seja cassado”, anunciou Lula.

Cassação do mandato

Nesta segunda-feira (14), a vereadora Amália Tortato (NOVO), corregedora da Câmara Municipal de Curitiba, entregou à Mesa Diretora da casa, o parecer em relação às representações protocoladas na Casa na última semana, que pedem a instauração de um procedimento disciplinar e a punição do vereador Renato Freitas (PT). Ele é acusado de quebra de decoro parlamentar.

No documento, Tortato destaca que foram constatados “indícios suficientes de materialidade e de autoria pela prática de atos que podem ser enquadrados como procedimento incompatível com o decoro parlamentar”. No sábado (5), militantes invadiram a igreja do Rosário de São Benedito, no centro histórico de Curitiba (PR), em um ato contra o racismo. Renato Freitas foi considerado um dos líderes do protesto.

Vereador Renato Freitas (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por outro lado, as vereadoras Maria Leticia (PV), Professora Josete (PT) e Carol Dartora (PT) argumentaram que o debate sobre a participação de Renato Freitas (PT) no protesto estaria distorcido por “fake news”, levando a acusações “desproporcionais” contra o parlamentar, que responde a quatro representações no Conselho de Ética da CMC.

15 fev 2022, às 12h13. Atualizado em: 21 mar 2022 às 15h26.
Mostrar próximo post
Carregando