por Valeska Macedo
com supervisão de Giselle Ulbrich

Os deputados estaduais derrubaram um veto do governador Ratinho Júnior (PSD), que trata da alteração as regras dos aterros sanitários. A derrubada acaba permitindo que o Paraná receba lixo de outros estados. Os parlamentares decidiram pela derrubada na segunda-feira (25), em sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A sessão contou com 51 deputados: 13 votaram a favor da manutenção do veto, 29 optaram por derrubá-lo. 12 parlamentares não se pronunciaram. Marcel Micheletto (PL), líder do governo, optou pela opção de derrubar o veto parcial.

Quando o governador vetou este trecho, ele justificou que se tratava de “resíduo classificados como perigosos e de difícil tratamento”. Mas, diante do novo posicionamento dos deputados, o Paraná poderá receber agora lixo industrial, tóxico e radioativo.

Depois do veto, o governador Ratinho Júnior emitiu uma nota oficial, dizendo que “respeita a independência dos poderes e entende que pontuais divergências da base de apoio são naturais ao processo democrático.”

A decisão dos parlamentares vai contra o parecer de todos os órgãos que se posicionaram sobre o assunto, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Paraná e Associação dos Engenheiros Ambientais.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

27 jul 2022, às 19h26. Atualizado às 20h01.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando