O Projeto de Lei do deputado Roman (Patriota-PR), que visa homenagear o arquiteto e urbanista Jaime Lerner dando seu nome à nova ponte de integração entre Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, e Presidente Franco, no Paraguai, foi aprovado em plenário pela Câmara dos Deputados. Diante da votação, enquanto a obra segue o calendário, o projeto, agora, passa para o Senado.

Homenagem

Jaime Lerner, que morreu em maio deste ano, foi prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná por dois madatos. De acordo com o autor da proposta, já que a figura pública tinha entre seus principais lemas integrar os povos pelas suas obras e a ponte vem para unir duas nações, nada mais justo que nomeá-la com seu nome.

“Os gênios começam a viver no coração das pessoas depois de sua partida. Jaime Lerner aceitava os diferentes. Figura bondosa e divertida que conquistava as pessoas. Sua obra e seu pensamento são marcas vivas que continuarão por muito tempo”,

disse Roman.

O líder do PDT, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), apoiou o projeto, lembrando que Jaime Lerner foi filiado a seu partido.

“É um dos maiores expoentes do Brasil em urbanismo, fez profundas transformações nas cidades em que atuou. Seu legado ultrapassa as fronteiras do estado e tem influência internacional”, disse. A aprovação da proposta foi recomendada pelo relator, deputado Fred Costa (Patriota-MG).

Memória deixada em suas obras

Entre as obras deixadas por Lerner, destacam-se a modernização do transporte público de Curitiba, o fechamento da Rua XV de Novembro e a criação de diversos parques urbanos na capital paranaense.

19 ago 2021, às 14h29.
Mostrar próximo post
Carregando