Política

Deputado Guto Silva (PSD) volta para a Alep e anuncia pré-candidatura ao Senado

Com o retorno de Guto Silva ao Poder Legislativo, o deputado Ademir Bier (PSD) deixa o cargo que ocupava desde abril do ano passado

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Alep
Deputado Guto Silva (PSD) volta para a Alep e anuncia pré-candidatura ao Senado
Deputado Guto Silva reassume a Alep (Foto: Guilherme Flores)

13 de janeiro de 2022 - 14:18 - Atualizado em 13 de janeiro de 2022 - 17:01

Depois de três anos à frente da Casa Civil do Governo do Paraná, o deputado estadual Guto Silva (PSD) reassumiu, nesta quinta-feira (13), o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele também anunciou a sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições deste ano.

Com o retorno de Guto Silva ao Poder Legislativo, o deputado Ademir Bier (PSD) deixa o cargo que ocupava desde abril do ano passado.

O deputado estadual afirmou que decidiu não cumprir o prazo de desincompatibilização, previsto nas leis eleitorais, para construir novos projetos em prol do Estado e também ampliar os debates em torno da sua candidatura ao Senado.

“Essa antecipação do retorno à Assembleia é justamente para ter mais liberdade para intensificar essa articulação da candidatura para Senador. É mais confortável para mim e também para o governador. Além disso, terei mais tempo para percorrer o estado e buscar novas propostas e projetos que pretendo defender nessa trajetória”, afirmou Guto Silva.

Ele disse ainda que, a partir de agora, o momento é de enfrentar os desafios dentro da saúde pública, da economia e do serviço social. 

Mudanças no secretariado

O retorno de Guto Silva faz parte de algumas mudanças no secretariado anunciadas nesta quarta-feira (12) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Em seu lugar, quem assume o comando da pasta é o secretário João Carlos Ortega.

Ortega, que já foi vereador vice-prefeito de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, trabalha há muitos anos com Ratinho Junior e esteve à frente, desde o início da gestão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, posto que ocupou em outras duas ocasiões em mandatos anteriores. A pasta será liderada agora pelo ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi.

A mudança também chega à chefia de Gabinete. Ocupando o cargo desde o início do mandato, Daniel Villas Bôas assume a Superintendência de Relações Institucionais, voltada principalmente ao diálogo com o terceiro setor. O novo chefe de Gabinete será Darlan Scalco, ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que foi prefeito do município de Pérola, e que já trabalhava no Governo do Estado, na Casa Civil.

Os novos secretários assumem as funções na segunda-feira (17).

Conforme apurou o colunista do RIC Mais Marc Sousa, novas mudanças serão anunciadas nas próximas semanas nas seguintes pastas: Meio Ambiente, Justiça e Saúde.

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!