A Câmara de Vereadores de Paranavaí, no noroeste do Paraná, cassou o mandato do vereador Roberto Cauneto Picorelli (União Brasil), o Pó Royal, na sessão realizada na noite desta quarta-feira (3). Ele estava afastado e foi julgado por quebra de decoro parlamentar, após denúncias envolvendo ex-namoradas.

A cassação foi aprovada por unanimidade, com votos favoráveis dos 9 vereadores presentes na sessão, por stalking (perseguição) ou ameaça e também por abuso de poder político. Pó Royal estava afastado desde maio, quando as denúncias foram protocoladas na Câmara dos Vereadores.

De acordo com as denúncias, duas ex-namoradas do vereador cassado registraram boletins de ocorrência contra ele. Em ambos os casos, as mulheres relatam que Pó Royal não aceitava o fim dos relacionamentos, passando a ameaçá-las. Em um dos casos, o vereador teria utilizado seu poder político para ameaçar uma das mulheres, que é servidora pública, de transferência para outra cidade.

Delcides Pomin (PP), que substitui Pó Royal desde o afastamento, deve seguir no cargo após a cassação. A ata da sessão será encaminhada para a Justiça Eleitoral, e o vereador será notificado oficialmente.

A defesa de Pó Royal deve entrar com ação na Justiça para reverter a decisão da Câmara. A reportagem não conseguiu entrar em contato com o advogado dele e nem com o próprio vereador cassado.

4 ago 2022, às 09h57.
Mostrar próximo post
Carregando