por Valeska Macedo
com supervisão de Giselle Ulbrich

A convenção partidária do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Cidadania ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (20) na sede do PSDB no bairro Ahú, em Curitiba. A reunião a portas fechadas contou com 11 pessoas e, para surpresa de todos, definiu o ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), como candidato ao Senado. A federação não irá lançar um candidato ao governo estadual.

Participaram da reunião seis pessoas do PSDB e cinco do Cidadania. Diferente das convenções tradicionais, em que os partidos fazem festa após o encontro para anunciar os candidatos, a reunião foi apenas de trabalho com anúncio simples ao final.

O motivo da federação não lançar candidato ao governo estadual é a falta de um alinhamento sobre os apoios. O PSDB não vai apoiar a reeleição do atual governador, Ratinho Junior. No entanto, o Cidadania vai. Então, para manter a unidade da federação, optou-se pelo não lançamento do candidato ao Palácio Iguaçu.

Convenção partidária

Até o momento, 15 partidos políticos confirmaram as datas das convenções partidárias. A maioria deles optou por fazer o evento político entre os dias 20 e 30 de julho.

Após essa etapa, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar os candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir do dia 16 está liberada a propaganda eleitoral.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

20 jul 2022, às 18h37. Atualizado em: 25 jul 2022 às 19h12.
Mostrar próximo post
Carregando